sábado, 6 de setembro de 2014

PB não atinge meta do Ideb

Estado está entre os 17 Estados com o pior desempenho no ensino médio; números são do Inep.

 

 
Notas gerais da pesquisa consideraram os resultados obtidos pelos alunos da rede pública e da rede privada
A Paraíba foi o quarto Estado do país com a menor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e está entre os 17 Estados com o pior desempenho no ensino médio. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os números foram divulgados ontem e revelam, entretanto, que nessas duas fases do ensino básico e ainda nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) as notas alcançadas pela Paraíba cresceram em relação ao exame anterior, mas não conseguiu atingir as metas projetadas para 2013, no que se refere à segunda fase do ensino fundamental e ensino médio.

As notas gerais da pesquisa consideraram os resultados obtidos pelos alunos da rede pública (escolas estaduais e municipais) e da rede privada. Na segunda fase do ensino fundamental, a Paraíba conseguiu em 2013 a nota de 3,5, um ponto a menos que a meta projetada. O Estado superou apenas as notas dos estados de Alagoas (3,3), Sergipe (3,2) e Bahia (3,4). Nessa mesma série, a nota dos alunos das escolas públicas (3,2) ficou abaixo da nota total.
O mesmo registro de queda apareceu para os estudantes da rede estadual (3,0). Já a nota da média nacional do país nessa série foi de 4,2.

Cursando a primeira série do ensino médio em uma escola pública no Centro de João Pessoa, Kettyllg Emanuele Guedes está entre os estudantes que participaram da avaliação no ano passado. A estudante admitiu que sente dificuldades com as disciplinas de matemática e história. “Essas duas disciplinas eram difíceis para eu estudar. Agora no ensino médio melhorei em matemática, mas continuo com dificuldade em compreender os assuntos de História”, completou.

Na fase escolar cursada atualmente por Kettyllg Emanuele, a nota geral da Paraíba no Ideb foi de 3,3. O resultado ficou abaixo da meta projetada para o Estado (3,5), que está entre os 17 com a nota menor que a média nacional (3,7). Na rede estadual, a nota obtida pelos estudantes do ensino médio na Paraíba foi 3,0.

IDEB MELHORA NAS SÉRIES INICIAIS
 
Com relação à nota da Paraíba na primeira fase do ensino fundamental (1º ao 5º ano) o resultado foi melhor e com a pontuação de 4,5 o Estado ultrapassou a meta projetada para 2013 (4,1). Os alunos das escolas públicas obtiveram nota 4,2. Em João Pessoa, a nota dos estudantes que estão nesta fase escolar foi de 5,09.

O secretário de Educação e Cultura da capital, Luiz de Sousa Junior, classificou como estável o desempenho dos alunos do município. “Comparando com as outras médias municipais das capitais nordestinas, João Pessoa manteve a 3ª posição entre elas, não está tão distante do 1º lugar. A minha impressão é que o ensino fundamental aqui encontra-se estável”, constatou.
 
Sobre a situação geral do Estado no Ideb, a reportagem não conseguiu contato com a secretária estadual de Educação, Márcia Lucena, para comentar os números. Contudo, em nota enviada pela assessoria de comunicação, ela destacou que a Paraíba avançou nos resultados, se comparado os dados da última pesquisa do Inep, em 2011, para a de 2013.
“Estamos estruturando a rede, com reforma de 352 escolas, aprofundando a política de valorização do professor, com a implantação dos prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação e, sobretudo, com a articulação entre alunos e professores”, disse a secretária.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário