domingo, 7 de setembro de 2014

Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional vão orientar profissionais de assistência social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou dois Cadernos de Educação Alimentar e Nutricional para auxiliar os profissionais de assistência social na garantia de uma alimentação adequada e no enfrentamento ao sobrepeso e à obesidade.

As publicações apresentam conceitos importantes e dicas de alimentação em diferentes ciclos da vida – desde o aleitamento materno até os cuidados necessários para a alimentação dos idosos. Também sugerem um conjunto de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais com o objetivo de discutir e estimular boas práticas alimentares a partir da experiência de cada um

.A psicóloga Lígia Casanova, de 32 anos, há um ano faz parte da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Brasília. Para ela, a proposta de temas que reforcem os cuidados com a saúde é importante para as famílias em vulnerabilidade social. “Sempre é válido debater assuntos como esse, pois esta população tem muita carência de informação”, disse.
De acordo com a diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Michele Lessa, os agentes da rede socioassistencial são fundamentais para alcançar a população.

“Com a oferta de educação alimentar e nutricional pelas equipes de assistência social, podemos promover a prática de hábitos alimentares saudáveis de acordo com as características de cada território”, destacou.
Além disso, o material chama a atenção para a questão da publicidade dos alimentos e a influência nas escolhas alimentares, além de resgatar culturas alimentares locais e ressaltar a importância de ler os rótulos dos alimentos.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Nenhum comentário:

Postar um comentário