quarta-feira, 3 de setembro de 2014

China lança projeto em homenagem a Reginaldo Rossi

Músico pernambucano se une à banda original do Rei do Brega, The Rossi, e revisita seus clássicos




Cantor soltou primeiro gostinho de novo projeto em Facebook oficial. Foto: Pamela Gachido

Cantor soltou primeiro gostinho de novo projeto em Facebook oficial. Foto: Pamela Gachido

O mistério se estabeleceu primeiro na internet, quando o músico China publicou em seu perfil no Facebook uma montagem que associava sua foto à do Rei do Brega, Reginaldo Rossi. "O que essas fotos estão fazendo juntas? Já te explico, minha jóia do Nilo!", escreveu o artista na legenda que despertou curiosidade entre seus seguidores e rendeu centenas de curtidas em poucos dias. Nesta segunda, a novidade ganhou contornos: China se uniu à banda The Rossi para homenagear o Rei do Brega, com show de estreia do projeto já agendado.

A convite do Sesc Pompeia, a primeira apresentação dessa parceria acontece no dia 11 deste mês, em São Paulo.A ideia é que China e The Rossi - banda original do falecido Reginaldo, que o acompanhou durante 35 anos de carreira - revisitem os clássicos do artista, como Garçom, Deixa de banca e A Raposa e as uvas.

China considera a oportunidade uma grande honra, não somente por compartilhar com Reginaldo Rossi as raízes recifenses, mas por sempre ter admirado o trabalho do cantor. "Sempre quis cantar as músicas de Reginaldo Rossi, pois  escutei em minha casa, desde criança. Cheguei a gravar algumas canções para programas de tv, mas nunca deixei de pensar em fazer um show", admitiu. Ainda não há uma previsão de quando o projeto desembarca na capital pernambucana.

Abril pro Rock 2014 começa com tributo a Reginaldo Rossi O festival começa nesta sexta-feira e encerra no sábado  

Johnny Hooker, que vai cantar
Johnny Hooker, que vai cantar "Em plena lua de mel". Foto: Érica Colaço/Divulgação

"Este festival tem tudo a ver com ele, que se inspirou em Beatles, Elvis Presley. Reginaldo (Rossi), na verdade, era roqueiro!". As palavras são de Ernesto Praça, da The Rossi, banda formada por músicos que acompanharam o cantor, falecido em dezembro de 2013. Na noite de hoje, a primeira do Abril pro Rock 2014, no Chevrolet Hall, ele e os companheiros Macaquito (bateria), Ernesto Praça (trompete), Binno Batista (baixista), Marcílio Alves (teclado) e Jorge Silva (guitarra) se juntam a cantores pernambucanos e à paulista Tulipa Ruiz, numa homenagem ao Rei do Brega.

A inspiração para o encontro vem do CD Reiginaldo Rossi - Um tributo, de 1999. O disco foi lançado, à época, pelo selo Mangroove, de Zé da Flauta e do criador do Abril pro Rock, Paulo André Pires. Lenine, Lula Queiroga, Paulo Francis Vai pro Céu, Otto, Dona Margarida Pereira e os Fulanos, Mundo Livre S/A e Zé Ramalho foram alguns dos artistas que participaram do álbum.

Para o encontro de logo mais, foram convocados Cannibal (da Devotos), Fábio Trummer (da Eddie), Isaar (ex Comadre Florzinha), Ortinho (Querosene Jacaré), os quais participaram do tributo dos anos 1990. China, Ylana Queiroga, Zé Manoel, Johnny Hooker, Aninha Martins e Juvenil Silva completam o time de convidados.

“É uma novidade para mim porque vou cantar sem o piano, característica do meu trabalho”, comenta Zé Manoel. O cantor e compositor ensaiou A raposa e as uvas, com The Rossi, na terça-feira, em um estúdio no bairro do Prado. Cannibal e Ylana Queiroga também estiveram por lá. “Reginaldo Rossi representa os sentimentos mais crus e mais puros. Ele sempre falou na hora certa o que a gente queria ouvir”, derrete-se a cantora, que interpretará Pedaço de mau caminho. Amanhã, o evento é totalmente dedicado ao rock pesado.

A banda Autoramas toca na noite desta sexta-feira. Foto: Agencia Pavio/Divulgação
A banda Autoramas toca na noite desta sexta-feira. Foto: Agencia Pavio/Divulgação

Quem vem

Autoramas e Renato Bastos
O trio carioca de rock se junta ao líder do Renato e seus Blue Caps. Para Gabriel Thomaz, do Autoramas, tocar com o veterano é uma honra. “Renato introduziu o pedal de guitarra fuzz no rock brasileiro”, destaca.

Bárbara Eugenia
O disco É o que temos teve produção de Clayton Martin (Cidadão Instigado) e de Edgard Scandurra. Pontos alto do show é Porque brigamos, famosa na voz de Diana.

Orquestra Betodélica
No palco, Juvenil Silva, Graxa, Aninha Martins e Ex-exus, entre outros, tocarão as principais composições da Cena Beto.

Sebadoh
O trio norte-americano de rock alternativo, liderado por Lou Barlow (Dinosaur Jr.), em sua primeira vez no Brasil.
Felipe Cordeiro vai ser uma das atrações da noite. Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação
Felipe Cordeiro vai ser uma das atrações da noite. Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

Felipe Cordeiro
Um dos mais festejados da nova geração pop do Pará, com uma mistura de carimbó, tecnobrega, rock, cumbia, entre outros ritmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário