quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Orquestra Criança Cidadã vai ao Vaticano tocar para o papa Francisco

Reconhecimento

O concerto, privado dentro do Vaticano, foi um convite da Catholic Fraternity, Associação Privada de Direito Pontíficio, que irá promover uma conferência internacional em Roma de 30 de outubro a 2 de novembro

 / Foto: Flora Pimentel/Acervo JC Imagem


Os jovens da Orquestra Criança Cidadã (OCC) Meninos do Coque irão fazer uma apresentação especial para o papa Francisco no próximo dia 31 de outubro. O concerto, privado dentro do Vaticano, foi um convite da Catholic Fraternity, Associação Privada de Direito Pontíficio, que irá promover uma conferência internacional em Roma de 30 de outubro a 2 de novembro. No encontro, estarão presentes 43 integrantes da orquestra. O Governo do Estado de Pernambuco se comprometeu a apoiar os músicos com as passagens. Até amanhã, todos os ajustes serão feitos.

“O presidente da Fraternity, Gilberto Barbosa, é pernambucano e nos convidou. No domingo passado, ele e o vice-presidente da associação assistiram a um concerto e ficaram encantados. Estamos muito felizes por esse reconhecimento, acho que é a primeira orquestra do Brasil que vai tocar lá no Vaticano”, diz o idealizador e coordenador-geral da orquestra, o juiz João Targino.

O repertório completo da apresentação especial ainda será definido. Uma das músicas que será apresentada é o famoso tango argentino de Carlos Gardel Por una cabeza, uma homenagem da orquestra ao papa Francisco. Jesus alegria dos homens e Concerto de Brandenburgo, do compositor alemão Sebastian Bach, também estarão no repertório.

comunidade do Coque, na Região Metropolitana do Recife. Os alunos recebem, gratuitamente, aulas de Teoria Musical, Solfejo, Percepção, Canto Coral e Flauta Doce, além de aulas individuais e coletivas do instrumento de maior aptidão, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo ou de percussão. Eles contam ainda com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital e de idiomas, reforço escolar, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. Para fazer parte da orquestra, a criança ou o adolescente tem que estar matriculado e frequentar as aulas do ensino regular em escola pública e residir no Coque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário