segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Em xadrez move-se o bispo

A Rede Record de Televisão preparou uma série de reportagens sobre a Operação Zelotes, essa em que um dos filhos do ex-presidente Lula foi intimado a depor e teve os escritórios de suas empresas vasculhados pela Polícia Federal. Na reportagem, são citados também outro filho de Lula - com o detalhe de que, antes de o pai ser eleito, ganhava R$ 600,00 mensais como monitor de zoológico, e hoje é dono de várias e lucrativas empresas; e um sobrinho de Lula, Taiguara, dono de bons negócios em países africanos que o tio visitou para palestrar. E não vai parar por aí: há repórteres da rede pesquisando os negócios da família. No atual xadrez político brasileiro, o movimento do bispo pode levar ao xeque-mate (sem trocadilhos, por favor: xadrez é um jogo e xeque é com "x").

Mas isso não é o mais importante: o importante é saber o que leva a Rede Record, que obedece à orientação do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, a bater num presidente que apoiou; e o que leva a presidente Dilma a manter no Ministério dos Esportes um indicado do PRB, partido ligado à Universal. Se George Hilton continua ministro dos Esportes, e o PRB continua fazendo parte da base governista, Dilma concorda com os ataques a Lula. Mais: se outros ministros petistas não se manifestam, e ficam no Governo, concordam também.

Há muita gente afirmando que Lula e Dilma já não se entendem; mas indícios tão fortes de divisão ainda não haviam aparecido. E a ocasião é propícia para desentendimentos. Navios que naufragam perdem boa parte de sua população fixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário