Parafraseando certo comentarista esportivo, a regra é clara: abriu a garrafa de vinho? Tome logo porque a bebida vai se oxidando em contato com o oxigênio e perdendo seu sabor. Mas se não beber tudo no mesmo dia, siga estas dicas para conservar a bebida por mais tempo:
Guarde o vinho tampado na geladeira
Se guardado assim, um vinho tinto pode durar até quatro dias (os encorpados duram mais do que os suaves). Os brancos duram até três dias e os espumantes, até dois.
Mantenha a garrafa longe de calor e luz
As dicas de conservação das garrafas fechadas também funcionam depois que elas forem abertas: guarde-as em local fresco e sem luz solar. Ou seja, a melhor amiga do vinho já aberto é mesmo a geladeira.
Mude de garrafa para evitar a oxidação
Uma técnica utilizada por muita gente é transferir o vinho que sobrou para uma garrafa menor antes de fechá-la -- isso diminui o contato do ar com a bebida, o que pode ajudar a conservá-la melhor.
Arranje uma tampa nova
Colocar a rolha de volta na garrafa ajuda a conservar a bebida por mais tempo, mas se isso não for possível, é possível comprar tampas avulsas, feitas de metal ou plástico. Para quem quiser investir um pouco mais, uma sugestão são as bombas a vácuo -- elas removem o ar de dentro da garrafa, eliminando, assim, a causa número um da oxidação.
Use o vinho para cozinhar
Quando o vinho passa um pouco do ponto, ele perde um tanto de sabor, mas pode ser apreciado de outras formas -- usado como ingrediente na cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário