terça-feira, 19 de setembro de 2017

Polícias Civil e Militar prendem suspeitos de ferir jornalista em Caruaru

Menos de 48 horas após o crime, três homens foram detidos e outro foi morto em confronto na zona rural do município
Menos de 48 horas após o crime que deixou ferido o jornalista Alexandre Farias, em Caruaru, as Polícias Civil e Militar prenderam, na tarde desta segunda-feira (18/09), os suspeitos de participar da investida. Localizados no Sítio Maniçoba, na zona rural do município, quatro suspeitos trocaram tiros com o helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), e um deles acabou morto no confronto. Um suspeito está foragido e buscas estão sendo realizadas a fim de encontrá-lo.
Os detalhes da operação, que teve reforço da Operação Força no Foco, foram explicados pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, em entrevista coletiva na sede da secretaria, na noite desta segunda. Foram presos José Ranieri de Oliveira Simões, 32 anos, Vagner Santos Figueiredo, 30, e Victor Luiz Bezerra da Silva, 20. Um quarto integrante do grupo, identificado apenas como João Pedro, terminou morto. Todos são do Rio Grande do Norte, e seriam foragidos do Presídio de Alcaçuz, naquele estado.
De acordo com o secretário, o grupo estaria em Caruaru com o objetivo de praticar assaltos, como o efetuado sábado à noite (16/09). Uma residência foi invadida, e um veículo dos moradores, roubado. Na fuga, os acusados chegaram a atropelar socorristas do SAMU e a vítima de acidente de trânsito que estava sendo atendida. Uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local foi acionada e os suspeitos atiraram contra os policiais. Um dos projéteis atingiu o jornalista Alexandre Farias.
O delegado especial Bruno Vital foi designado pelo secretário de Defesa Social para apurar o caso. Informações das vítimas do assalto auxiliaram a Polícia Científica a confeccionar o retrato falado de dois dos suspeitos. Com a divulgação, as polícias obtiveram informações que levaram à prisão dos suspeitos. Com eles, foram apreendidas cinco armas sendo duas espingardas, dois revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 380.
De acordo com informações preliminares, os quatro envolvidos no crime possuem antecedentes criminais por homicídio, receptação de produtos roubados, tráfico de entorpecentes e roubo. No sítio, com eles, foram apreendidos também objetos que haviam sido roubados. As diligências para prendê-los começaram ainda no sábado, logo após o assalto, enfatizou o secretário Antônio de Pádua. “A Polícia de Pernambuco deu uma resposta eficaz e contundente à população, realizando as prisões em menos de 48 horas para apresentá-los à Justiça”, frisou.
REPRESSÃO – Durante a entrevista coletiva, o secretário de Defesa Social destacou os investimentos que vêm sendo feitos pelo Estado no combate à criminalidade. Somente em 2017, serão quase R$ 300 milhões aplicados na estrutura e no reforço de pessoal das polícias pernambucanas, assim como a aquisição de mais de 500 viaturas e da capacitação do efetivo policial. As medidas fazem parte do Plano Estadual de Segurança, inserido no Pacto pela Vida.
“Sem dúvida, reconhecemos que a situação da segurança pública não só de Pernambuco, mas de todo o Brasil, tem passado por um momento difícil. Mas somos um dos estados que mais investem. Estamos reequipando a frota e, na próxima quinta-feira, mais 1.500 PMs estarão nas ruas. Outros 1.300 ingressarão na Academia de Polícia ainda este mês, e concluirão o curso no primeiro semestre de 2018. Na Polícia Civil, diversas operações de repressão qualificada já resultaram em 15 mil prisões somente este ano, dos quais mais de 1.500 eram homicidas.”, elencou Antônio de Pádua.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário