terça-feira, 19 de setembro de 2017

Secretário Antônio de Pádua faz defesa do Pacto pela Vida em evento na Amupe

Titular da SDS ministrou palestra na Associação Municipalista de Pernambuco e ressaltou que a estratégia de segurança pública poupou 11 mil vidas em 10 anos
O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, fez uma defesa dos resultados do Pacto pela Vida durante evento voltado aos gestores municipais do Estado. Nesta terça-feira (19/09), ele ministrou palestra durante a Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, com o tema “O papel dos municípios na segurança pública”.
Criado há 10 anos, o Pacto pela Vida é uma política pública que integra poder público e sociedade civil na criação, execução e monitoramento de estratégias de combate à criminalidade. No evento da Amupe, o titular da SDS destacou que, ao longo da última década, 11 mil vidas foram poupadas como resultado dessa atuação.
“O Pacto é um modelo para o Brasil, e os colegas secretários da área de segurança têm o Pacto como uma inspiração. No entanto, hoje não há uma política nacional que integre os estados e isso tem repercussão no combate à criminalidade”, considerou o secretário.
Antônio de Pádua frisou que o engajamento dos municípios, estados e da União, de maneira integrada, é parte essencial do Pacto pela Vida. Depois de apresentar o modelo de gestão da segurança do Governo de Pernambuco na Assembleia da Amupe, ele detalhou ações importantes a serem desenvolvidas no âmbito dos municípios, que podem ter papel fundamental na segurança da população.
Entre essas ações, está estimular a Guarda Municipal a apoiar as forças de segurança na identificação de pontos vulneráveis à violência, assim como o envolvimento da instituição na segurança comunitária. Os municípios também podem contribuir com a instalação de câmeras de videomonitoramento; o disciplinamento territorial para evitar a favelização, a qual dificulta o acesso da polícia a indivíduos envolvidos com crimes; o investimento em iluminação pública; e a inibição da perturbação do sossego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário