sexta-feira, 13 de agosto de 2021

CORONAVÍRUS: Variante delta está entre nós

INVESTIGAÇÃO 

Após casos de delta em pernambucanos, Secretaria de Saúde deu início ao processo de vigilância para identificar entrada do vírus em PE
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou nesta quinta-feira (12), em coletiva de imprensa, os dois primeiros casos da variante delta em pernambucanos. O resultado veio de mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes positivos para a covid-19, e foi feita pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco. Das 52 amostras, duas apresentaram a variante delta, detectada inicialmente na Índia.

Anteriormente, entre julho e a primeira semana deste mês, o IAM já havia identificado cinco casos da variante delta - todos em tripulantes filipinos que precisaram atracar no Estado para atendimento médico. Já os novos casos são de pessoas moradoras no Grande Recife: um homem que reside em Olinda, de 49 anos, e outro em Abreu e Lima, de 24 anos. Eles apresentaram os primeiros sintomas da infecção pelo coronavírus em 15 de julho. Eles foram notificados no sistema e-SUS, voltado para os casos leves da doença, e já se recuperaram, sem necessidade de hospitalização.

O secretário informou ainda que, a partir desses dois casos em pernambucanos, já foi dado início ao processo de vigilância epidemiológica, a fim de analisar se já existe transmissão local da delta no Estado. "Mas estamos falando de uma variante mais transmissível do que as demais. Então, é provável que haja transmissão comunitária - aquela em que não é possível identificar a origem da infecção."

Na análise preliminar, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) já identificou que os homens tomaram a vacina contra a covid-19, o que pode ter auxiliado para que os quadros fossem leves. De acordo com o sistema de informação do Ministério da Saúde, o homem de 24 anos completou o esquema vacinal em março com a Coronavac. Já o de 49 anos tomou a primeira dose da Pfizer em maio.

Com a detecção da delta nesses dois moradores de cidades pernambucanas, André Longo frisou que a variante desponta como mais uma questão que exige reforço nos cuidados para se evitar a infecção pelo coronavírus. Ele também reforçou a importância da vacinação. "É uma estratégia de saúde coletiva, e nenhum imunizante tem 100% de eficácia. Por isso, precisamos do maior número de pessoas vacinadas, bem como a manutenção do cuidado, para diminuir a circulação do vírus e garantir proteção a todos. As vacinas comprovadamente protegem e podem salvar vidas", destacou.

O secretário ainda convocou os pernambucanos a completarem os esquemas vacinais. "Quem está em atraso com sua segunda dose em Pernambuco, esse (achado da delta) é mais um motivo para buscar agendar a segunda dose ou buscar o posto de saúde naqueles casos que não exigem agendamento."

Também presente na coletiva de imprensa, o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, integrante dos comitês de vacinação contra o coronavírus no Recife e em Pernambuco, destacou que, para a delta, o escape da resposta à vacina é maior (ela é mais resistente aos imunizantes), em comparação com as variantes anteriores. "Por isso, as duas doses são cada vez mais necessárias", frisou.

Em entrevista a esta coluna Saúde e Bem-Estar, no dia 31 de julho, Eduardo Jorge já havia informado que a delta trouxe maior transmissibilidade. "Uma pessoa infectada por ela passa a doença para quatro pessoas; na variante original, essa transmissão é para até duas pessoas. Então, fazemos um apelo: as pessoas precisam voltar, aos serviços de vacinação, para tomar a segunda dose, especialmente contra a delta", esclareceu o médico, que também é representante regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).


Estado nega exigência a turistas


Pernambuco não irá exigir teste negativo ou vacinação completa contra covid-19 de passageiros de voos que desembarcarem no Estado, assim como fez o Ceará, em decisão concedida pela Justiça Federal a pedido do governo estadual. De acordo com o secretário estadual da Saúde, André Longo, há um entendimento de que "as barreiras sanitárias exclusivas em aeroportos, no âmbito interestadual, elas não são suficientes para conter a eventual transmissão e disseminação de variantes no território."

"Tanto que no próprio Ceará, já foi detectado transmissão comunitária, muito provavelmente por via rodoviária. Obviamente que as fronteiras precisam ser monitoradas, e nós temos um órgão federal que é a Anvisa, responsável pelo controle de portos e aeroportos. Nós precisamos organizar isso de forma nacional para que a gente possa uma vigilância hegemônica maior", declarou Longo nesta quinta-feira (12).

Ainda segundo o secretário de Saúde, o Estado está avaliando o reforço das testagens, que seria uma ação mais importante para conter a contaminação comunitária.

Nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Romero Albuquerque (PP) encaminhou um projeto de lei que estabelece normas para o desembarque de passageiros. A autorização para entrar em Pernambuco, só seria possível com a apresentação do comprovante de vacinação, com as duas doses do imunizante contra a covid-19 ou teste negativo para a detecção do vírus.

Segundo o parlamentar, a medida não se trata de uma restrição da chegada de pessoas, mas uma forma de prevenir o contato com variantes da covid-19. "É preciso lembrar que, mesmo com a vacinação, a crise sanitária exige a manutenção de medidas de segurança", afirmou Romero Albuquerque.

O texto ainda aguarda ser publicado no Diário Oficial do Legislativo, mas o autor da proposta pretende solicitar a tramitação em regime de urgência na Casa. Se aprovada, a lei terá prazo de validade: assim que a Organização Mundial de Saúde declarar o fim da emergência sanitária do Covid-19, a exigência será suspensa.

Para garantir o direito a exigir o comprovante, Albuquerque encaminhou requerimentos ao Tribunal de Justiça e à Procuradoria Geral do Estado pedindo que os órgãos trabalhem neste sentido, como aconteceu no Ceará, que conquistou decisão judicial favorável à medida. No Recife, a vereadora Andreza Romero também protocolou projeto de lei exigindo a apresentação de uma das duas condições pelos viajantes.

A decisão pela exigência do teste negativo ou vacinação completa dos turistas que desembarcarem no Ceará por via aérea foi tomada em tutela de urgência, desta forma, a União e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) somente devem autorizar o embarque em voos provenientes de outros Estados do País com destino ao Ceará e desembarque de voos particulares - quando não for possível a aferição no embarque - de passageiros que apresentem uma das duas condições: comprovante de esquema vacinal completo contra covid-19 ou resultado negativo de exame de antígeno ou RT-PCR realizado em até 72h antes do voo.


PE: máscaras seguem obrigatórias


O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que não compactua com a posição do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a respeito da liberação do uso de máscaras até o fim deste ano. De acordo com o ministro, com toda a população brasileira vacinada, seria possível "tirar de uma vez todas essas máscaras", que é um item obrigatório contra a disseminação do vírus. "Até o final do ano, poremos fim ao caráter pandêmico dessa doença no Brasil e vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras", disse Queiroga, na quarta-feira (11).

Para André Longo, falar na retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras não contribui para o enfrentamento da pandemia, principalmente, no momento em que novas variantes estão sendo detectadas no território brasileiro. "Não compactuamos dessa posição aqui em Pernambuco. Nós acreditamos que a máscara é fundamental, até que a gente tenha a segurança para dizer que a gente tem a completude do esquema vacinal e tenha controle efetivo da pandemia em território nacional", disse Longo, em coletiva concedida nesta quinta-feira (12), no Palácio do Campo das Princesas.

"A gente está vendo outros países voltarem atrás em medidas de liberação do uso de máscara, necessitando, inclusive, fazer ações mais restritivas. Por conta, especialmente, da introdução de novas variantes. Então, especialmente no momento que temos a introdução da variante Delta em vários estados brasileiros já com transmissão comunitária, aqui em Pernambuco mesmo já estamos fazendo essa investigação, não é o momento de falar em abdicar de nenhum cuidado", declarou o secretário.

O representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, o médico Eduardo Jorge da Fonseca, também esteve presente na coletiva, explicou a importância de tomar as duas doses da vacina contra a covid-19 e manter as regras sanitárias de controle, como o distanciamento e o uso de máscaras.

"Não é de bom senso, tratar da possibilidade de se tratar num futuro prévio a retirada da máscara. Isso não deverá acontecer, a gente precisa da continuidade das medidas de controle para que a gente possa, ao término de 2021, ter passado pela pior época da pandemia", declarou Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário