sábado, 14 de agosto de 2021

Angelim com força total e na contramão do analfabetismo com Programa Criança Alfabetizada (PCA).

Prefeito Douglas Duarte, da cidade de  Angelim - PE



















O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA tem o objetivo de garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública com até sete anos de idade.
 
Este Editor, lembra das palavras do Governador de Pernambuco ao lançar este programa no Estado. Hoje Angelim é um exemplo em Educação. 

Disse Paulo Câmara 

“É muito importante garantir que as nossas crianças estejam sendo alfabetizadas na idade certa, para que, posteriormente, cheguem às universidades e consigam bons empregos. O ideal é que aos sete anos eles já estejam lendo e escrevendo."

Um original:  Professor Carlos Silva

Neste sábado (14), a Secretaria de Educação Municipal de Angelim promoveu o evento intitulado ‘Seminários de Práticas de Alfabetização e Letramento do Programa Criança Alfabetizada. Cabe ressaltar que foram seguidos todos os protocolos de biossegurança exigidos pelo ministério da Saúde e o Estado de Pernambuco.

Como sabemos, as aulas gradativamente estão retornando em modelo híbrido e se aproveitou o momento para fazer uma acolhida especial a etapa contemplada pelo PCA, que é uma parceria do Governo do Estado com os Municípios pernambucanos, incluindo a nossa Angelim.

Na coordenação do PCA temos o professor, psicanalista e estudante de jornalismo Carlos Silva.
Bem como parte integrada temos duas formadoras municipais, as pedagogas Hilda Almeida e Isabely Savana. Na ocasião o professor Carlos Silva presidiu a cerimônia. Além dos professores da Educação Infantil, 1ºs e 2ºs de toda a rede e suas respectivas equipes pedagógicas, marcaram presença também: A GRE Agreste Meridional, nas pessoas de Viviane Duarte e Elissandra; Samille Ramos – Secretária de Ação Social; Djane Maria – a magnífica Secretária de Educação de Angelim; o vereador Bruno Caldas (PSB) e o excelentíssimo sr. prefeito Douglas Duarte.

A gestora da Escola Municipal Miguel Calado Borba, Célia Alves, deu boas-vindas a todos e iniciou-se o evento às 09 horas. A cantora Patrícia, da igreja Assembleia de Deus abrilhantou o evento soltando a voz e emocionando a todos com louvores como ‘Todavia Eu me Alegrarei’. Convidados pelo professor e coordenador do PCA, os componentes da mesa frisaram a importância da educação e do programa no município, que só veio agregar valor à nossa educação e ressaltaram que Angelim é um dos municípios que mais se desenvolveu educacionalmente nos últimos anos. 

O prefeito de Angelim Douglas Duarte, aproveitou o momento para frisar a importância da educação e o quanto tem procurado ‘os melhores meios para garantir o direito a educação pública e de qualidade para cada estudante’, frisou.

E mais, a GRE lembrou que Angelim foi o primeiro município a ter a Língua Inglesa como disciplina nos Anos Iniciais em escolas públicas e enalteceu o trabalho que os docentes têm feito juntamente com equipe de gestão e pedagógica frente a educação. E ainda, tivemos apresentações de alunos dos Anos Iniciais fazendo leitura e cantando, mostrando a todos fluência na leitura e demonstrando ao vivo e a cores que estão alfabetizadas, como manda o figurino.

Professor Carlos Silva, fez questão de ressaltar junto a GRE que Angelim dispõe de um especialista na área da Psicanálise e que este desenvolve trabalhos e projetos, auxiliando a vida dos profissionais que atuam no magistério, o doutor Clinamute Amaral que recentemente tornou-se também homeopata e que mesmo na pandemia deu assistência no âmbito educacional. A GRE informou que dos 22 municípios que acompanha, não se tem dado concreto de que haja um profissional desse tipo junto a equipe educacional municipal e parabenizou Angelim por isso, pois por hora Angelim é exclusividade.

Após um lanche preparado com todo gosto e carinho, a diretora e o vice-diretor da casa falaram da importância do aluno e do professor e que é preciso união, foco e força para que possamos evoluir ainda mais.

Dado por encerrado o evento, todos se dirigiram a um restaurante que fora fechado exclusivamente para educação onde puderam almoçar. Já o prefeito socializou, brincou e tirou fotos com todos, seguindo os protocolos sanitários exigidos devido a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Confira algumas fotos






















AGRADECEMOS AS COLABORAÇÕES DOS PROFESSORES, CARLOS SILVA E CÉLIA ALVES, ALÉM DO CINEASTA MARCELO ANCELMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário