segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Projeto Vale Luz reduz conta de energia de mais de 1,2 mil família em Pernambuco

Apenas em 2018, a iniciativa, desenvolvida pelo Programa de Eficiência Energética da Celpe, concedeu cerca de R$ 55,8 mil em descontos na fatura de energia de clientes em todo o Estado. No mesmo período, mais de 235 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas.

Com a chegada do verão e com a presença das crianças em casa no período das férias escolares, o consumo de energia elétrica tende a aumentar cerca de 10%. Por isso, o Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), regulado pela Aneel, pode ser uma boa alternativa para quem busca economizar nas despesas do começo do ano. Em 2018, o Vale Luz concedeu mais de R$ 55,8 mil em descontos na fatura de energia de aproximadamente 1,2 mil famílias do Estado.

Atuante em 34 comunidades e em 33 condomínios da Região Metropolitana do Recife, além do município de Belo Jardim, no Agreste do estado, o projeto oferece aos clientes descontos na fatura de energia a partir da entrega de materiais recicláveis. Mais de 235 toneladas de resíduos recicláveis foram recolhidas no último ano, deixando de ser depositadas no meio ambiente, minimizando assim os impactos negativos desses objetos na natureza.

De acordo com a gestora de Eficiência Energética da Neoenergia, Virginia Forte, a iniciativa, além de promover a sustentabilidade do planeta, possibilita também economia da energia. “A ação de reciclagem dos resíduos recolhidos pelo projeto possibilita a economia de energia, pois o lixo que seria descartado retorna ao ciclo produtivo Dessa forma, em 2018, o Projeto Vale Luz possibilitou uma economia de energia de 1.022,15 MWh, reduzindo a demanda na ponta de 180 kW. Além dos benefícios energéticos, reciclar também traz outras vantagens ao meio ambiente como menor emissão de gases na atmosfera, menor degradação do ecossistema pela extração de matéria-prima do solo e menor volume de descartes em aterros sanitários”, ressalta.

Para obter descontos a partir do Vale Luz, o cliente deve procurar um dos pontos de troca do projeto, levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene) e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho). Mais que reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher resíduos. Os pontos de troca do Vale Luz podem ser conferidos no App ValeLuz Cliente ou no site da Celpe. Os consumidores podem contar, ainda, com os containers do projeto, instalados no estacionamento do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, e na região central de Belo Jardim, no interior do Estado.

Condomínios também podem participar do projeto através do Vale luz Condomínio, que faz a coleta de resíduos diretamente nos condomínios residenciais da RMR, concedendo descontos na fatura de energia do condomínio cadastrado. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para eficiência@neoenergia.com, com o assunto Vale Luz Celpe, ou entrar em contato pelo telefone (81) 3035-8965.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).




Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário