terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Morre o artesão pernambucano Severino Vitalino

Artista era filho do Mestre Vitalino e estava internado desde outubro de 2018 por conta de um infarto.Sepultamento será nesta terça feira às 11h na cidade de Caruaru-PE
Mestre Severino Vitalino aprendeu o ofício junto ao patriarca ainda criança, desde que foi morar no Alto do Moura









A cultura nordestina perdeu, na madrugada desta segunda-feira (7), o artesão Severino Vitalino, aos 78 anos. Um dos quatro filhos do Mestre Vitalino (1909-63), o artista estava internado em um hospital de Caruaru desde outubro do ano passado, momento onde foi acometido de um infarto.

Segundo informações do G1 Caruaru, Vitalino foi submetido a cirurgia cardíaca e estava entubado e sedado na Unidade de Terapia Intensica (UTI) Coronariana. No mês de novembro, o artesão apresentou um quadro infeccioso e permaneceu internado no hospital que leva o nome do pai. O local e o horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.
Hoje perdemos o filho do mestre Vitalino o Severino que deixou as suas digitais e o seu coração nas esculturas de barro e na cultura nordestina do nosso Brasil.
Gratidão grande mestre descanse em paz. 🙏🙏🙏
Alto do Moura /Pernambuco/ Sarah Dhy é uma artista carioca. Em recente visita a Caruaru, teve a honra e o prazer de conhecer o Mestre.
Legado
Vitalino seguiu os passos do pai, com quem trabalhou confeccionando peças de barro durante boa parte da vida. "Não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhei ao lado do meu pai até os 23 anos e sinto que tenho o dever de preservar a história e tudo o que ele deixou", afirmou em entrevista ao G1 Caruaru. Em 2017, o artesão foi habilitado no Prêmio Culturas Populares Gomes de Barros, oferecido pelo Ministério da Cultura. O projeto dele recebeu nota máxima e foi um dos 258 agraciados na região Nordeste. 
Pesar
Por meio de nota oficial, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lamentou o falecimento do Mestre Severino Vitalino: "É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Severino Pereira dos Santos, o Severino Vitalino. Filho do grande Mestre Vitalino, ainda criança se mudou com sua família para o Alto do Moura, em Caruaru, onde viveu até o final de sua vida. O povo brasileiro será sempre grato a Severino que, com o seu grande talento, deu continuidade à obra do seu pai e mentor e influenciou a comunidade de artesãos de Caruaru e de todo o país. Meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores. "

Apesar das dificuldades, artistas populares do Nordeste mantêm tradição da arte primitiva. A prática ganhou visibilidade com as obras de Mestre Vitalino, que se iniciou nessa arte há exatos 100 anos.


Da plasticidade do barro, modela-se o imaginário de diferentes povos. É assim desde os tempos primitivos: o homem empenhado em polir pedra e moldar cerâmica na tentativa de traduzir, em linguagem visual, a própria essência. O barro é alicerce da expressão e do trabalho artesanal em civilizações dos mais diversos lugares do mundo. Antes mesmo de oficializar-se Brasil, o País já tinha a tradição do uso do barro pelos índios. Com a modernização e a descoberta de outras atividades, porém, a prática permanece em desenvolvimento apenas em locais onde a matéria prima ainda pode ser extraída com facilidade. No Nordeste, são numerosos os grupos familiares que, atualmente, se dedicam a esse trabalho.

P/Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário