sexta-feira, 31 de julho de 2015

Segunda lua cheia do mês cresce atrás do Palácio da Alvorada em Brasília (DF). O próximo fenômeno de "lua azul" ocorrerá em janeiro de 2018

Sr. CARIRI/TRANSCRITO
Todos devem saber que a Lua possui quatro fases (nova, cheia, minguante e crescente). Cada fase dura, em média, sete dias. Como cada mês possui quatro semanas, raramente as fases se repetem no mesmo mês.
 Porém, a translação da Lua ao redor da Terra não é um ciclo mensal perfeito – ela possui um leve atraso. Assim, a cada dois anos e meio, em média, a Lua cheia ocorre duas vezes no mesmo mês. A essa segunda Lua cheia dá-se o nome de Lua Azul.

Branca ou prateada. Simples assim. A cor da Lua não muda, sendo “Lua Azul” apenas o nome que os astrofísicos adotaram para o fenômeno de duas Luas cheias no mesmo mês. A cor da Lua só vai variar quando algum outro fenômeno ocorrer – a erupção do vulcão Krakatoa, por exemplo, deixou o satélite natural da Terra com uma coloração azulada e esverdeada em 1883.
A Lua Azul deste 31 de julho de 2015 tem um quê especial: como o céu do Brasil estará com poucas nuvens, será possível ver a magnitude da Lua cheia em quase todas as regiões do país. E se você perder hoje, só em janeiro de 2018 para ter outra igual!

EM ESPECIAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário