quinta-feira, 2 de julho de 2015

O CRÉDITO PARA FINANCIAR A SAFRA 2015/2016 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA AGRICULTORES DE TODO O PAÍS

São mais de 216 bilhões de reais a disposição de grandes e pequenos produtores

Desde que se tornou um agricultor familiar há doze anos, Givaldo José Gonçalves decidiu investir no gado leiteiro, mas sem recursos próprios para começar a produção, ele recorreu a financiamento do PRONAF, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e disse. " Se não fosse o PRONAF eu provavelmente teria voltado prá cidade, hoje estaria trabalhando assalariado e não teria esta vida que hoje tenho aqui no campo."A chácara de Givaldo fica em São Sebastião no Distrito Federal.

Com o primeiro crédito ele adquiriu cinco vacas matrizes, depois contratou outros financiamentos para investir na ordenha mecanizada e o produtor não pretende  parar por aí.
"Hoje tenho necessidade de mais cinco animais de maior produção e vou recorrer novamente ao PRONAF". Concluiu.

Givaldo e outros agricultores familiares e também médios e grandes produtores, já podem contratar  financiamento para a safra 2015/2016. A partir desta quarta feira (02.07) Os bancos que operam o crédito rural em todo o país começaram a liberar as linhas de crédito. Só o Banco do BRASIL destina
110 bilhões e meio de reais para custeio, comercialização e investimento. O banco é responsável por mais da metade do crédito rural ofertado no país.

Segundo o vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, Osmar Dias a taxa de inadimplência do produtor não chega a um por cento o que para ele demonstra boa aplicação dos recursos. " O produtor que  já tem uma cultura de bom pagador, tem essa relação de confiança com o banco, ele procura pagar e com isso a agente tem uma inadimplência muito baixa o que serve até de orgulho para o banco principalmente para os produtores que são bons pagadores". Finalizou.

Ao todo nesta safra, o governo federal colocou a disposição dos produtores mais de 187 bilhões de reais. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, destaca outras oportunidades que os agricultores tem para desenvolver a produção."Havendo aumento dos recursos, nós teremos também avanços na assistência técnica em extensão rural, estimulando a agroecologia, a agroindústria, nós queremos que a agricultura familiar, possa acumular recursos tendo sustentabilidade econômica". Frisou.

O Banco do Brasil também lanço uma cartilha com dicas para o agricultor familiar contratar os créditos do PRONAF e o material vai estar disponível nas agências de todo o país.

Reportagem- Ana Gabriela Sales
Com / Sr. CARIRI
Parceiro-Portal Santo André em Foco









Nenhum comentário:

Postar um comentário