terça-feira, 23 de abril de 2019

Estado participa da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS


Durante a ocasião, o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, destacou os números em torno do desmonte da política
Traçando estratégias para preservar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) participou da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS, ato que aconteceu na tarde da última segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Presente na audiência pública promovida pela deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), que é coordenador geral da Frente, o secretário executivo de Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues, destacou os números em torno do desmonte da política e da importância dos parlamentares na luta pelo fortalecimento do Sistema.

Números apresentados pelo Governo Federal apontam que ainda faltam R$ 1 bilhão para completar o orçamento de 2019 e R$ 1,3 bilhões de débitos dos anos de 2017 e 2018. “Isso para manter os serviços básicos que funcionam nos Cras, Creas e Centros Pop. Se pararmos para analisar, temos mais da metade da população pernambucana sendo atendida por algum serviço socioassistencial”, pontuou.

De acordo com Rodrigues, a mobilização é pela recomposição orçamentária da Assistência Social. “Deveríamos estar discutindo um cenário de ampliação, visto que a rede é insuficiente para atender as demandas sociais que ainda existem no país, como a pobreza e a extrema pobreza e a vulnerabilidade. Mas estamos discutindo estratégias de luta para manter o que temos, manter de pé a rede que ainda é resistente. Estamos juntos, poder público, sociedade civil e população, em um processo de mobilização em defesa de uma política que é necessária para muita gente”, pontuou. 

Junto ao secretário executivo, participaram da instalação mais de dez parlamentares estaduais, entre eles João Paulo (PT), Clovis Paiva (PP), Diogo Moraes (PSB), Jô Cavalcanti, representando do Juntas (PSOL), Teresa Leitão (PT) e Roberta Arraes (PP), além de gestores, como o secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD ), Cloves Benevides, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-PE), Lourdes Vinokur, a secretária de Assistência Social do Recife, Ana Rita Suassuna.

O deputado Isaltino Nascimento ressaltou que a instalação segue na ideia de mobilizar os deputados, gestores municipais e a sociedade em geral. “O objetivo é discutir estratégias e atuar de forma descentralizada para consolidar o SUAS e estimular todos à luta. Queremos fazer coro nessa mobilização”, afirmou. A Frente tem validade de dois anos e a proposta é que o relator seja o deputado Diogo Moraes (PSB).

A instalação da Frente Parlamentar acontece na semana do Dia D de mobilização em Defesa do Suas, ato marcado para acontecer na sexta-feira (26), a partir das 13h, em frente à Alepe, que vai reunir gestores, beneficiários dos serviços socioassistenciais, militantes e conselhos. Além disso, está marcado para o dia 9 de maio, também na Alepe, a primeira reunião pública das três Frentes: a Parlamentar, a Pernambucana e a Nacional. Durante o encontro, está prevista o planejamento e a divulgação do calendário de ações e as articulações que serão feitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário