segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Morre Antonio Mariano de Brito

Publicado em Notícias por  em 20 de agosto de 2018


Antônio, em 1 de julho,em registro de Wellington Júnior
Ex vereador, prefeito e Deputado tinha 70 anos. Corpo será velado na Assembleia Legislativa hoje e nesta segunda em Afogados. Foi decretado luto oficial de três dias.
Foi confirmada a morte do ex-vereador, ex-prefeito  e ex-deputado Estadual Antônio Mariano de Brito, aos 70 anos. Durante esse sábado, no período da tarde, o blog chegou a noticiar o quadro de morte encefálica, diante da confirmação dos médicos.
A família, impactada com a notícia dada ao meio dia, preferiu aguardar a conclusão de todos os protocolos que atestam esse quadro, que duram em média seis horas envolvendo mais exames clínicos e de respostas a estímulos.
Em virtude disso, a Assessoria da Vereadora Aline Mariano chegou a soltar uma nota informando que a morte cerebral não havia sido confirmada. Em situações dessa natureza, por política do blog e respeito à família, há sempre de se respeitar a posição oficial.
Mas durante o dia infelizmente as notícias que chegavam eram as piores. Às 20h30, médicos informaram a familiares que o quadro era de início da falência de múltiplos órgãos. Antônio não respondia a estímulos, tinha pressão arterial fatalmente alterada mesmo com uso de medicamentos.
A esposa Aldenice e os filhos foram informados pela manhã deste domingo que os órgãos estavam começando a parar, início do processo de falência múltipla. A morte foi confirmada oficialmente às 18h10 de hoje pelos médicos que o acompanhavam no Hospital Santa Joana, na área central do Recife.
O corpo será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e nesta terça no Cine Teatro São José. O sepultamento será quarta, no cemitério São Judas Tadeu, onde estão sepultados os pais Zé e Laura Mariano. O Prefeito José Patriota decretou luto oficial de três dias.
Natural de Afogados da Ingazeira, Antônio Mariano de Brito tinha completado no último dia 15 de junho 70 anos. Professor por formação, foi na política que encontrou sua grande paixão.
Filho de agricultores da comunidade de São João, Antônio Mariano, aos 24 anos foi vereador de Afogados da Ingazeira e aos 28 anos prefeito do município. As urnas ainda deram a Antônio quatro mandatos na Assembleia Legislativa. Foi ligado por anos politicamente a Inocêncio Oliveira.
Sua última candidatura a Deputado Estadual foi em 2006, quando obteve 13.084 votos, não conseguindo renovar seu mandato. Antônio também tentou uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado, mas não conseguiu articulação política que lhe garantisse a indicação.
Casado com Aldenice, tem quatro filhos, Aline, Antônio Filho, Alan e Alane,  além de vários netos. Aline é vereadora do Recife e agora, candidata a Deputada Estadual. É tio do Presidente da Câmara Igor Mariano e dentre os irmãos, vou nomes como Elias e Heleno Mariano militando na política.
Homem de lado
Antônio Mariano tem uma coisa da qual podemos registrar como uma de suas virtudes. Sempre teve o mesmo lado, nas décadas em que foi protagonista da política no Pajeú. Nunca teve sedução por mudança de lado do ponto de vista ideológico. Foi da Arena, PFL, que virou DEM e PSDB, todos de um mesmo campo ideológico. Só na reta final da vida, mais para dar suporte ao projeto da filha Aline, migrou para o Progressistas.
A última eleição
Sua última eleição foi em 1998. Antônio foi reeleito Deputado Estadual com 28.132 votos, ou 0,38% da votação estadual,  pelo PFL. Em 2006, obteve 13.084 votos e não chegou.
O quarteto
Foi contemporâneo de Orisvaldo Inácio, Edson Moura e José Marcos de Lima, na última vez que o Pajeú contou com bom número de cadeiras na ALEPE. Hoje, apenas Augusto César, de Serra Talhada, tem cadeira no parlamento estadual.
Último debate
A última vez que Antônio esteve como convidado do Debate das Dez foi em 27 de julho de 2015. Ele foi dizer que tinha disposição em apoiar o prefeito Jose Patriota em sua disputa pela reeleição e que não havia motivo para um racha na Frente Popular. Lá atrás já se falava na possibilidade de racha entre Totonho e Patriota.
Arregaçando mangas
Antônio Mariano não escondia o orgulho que tinha da filha Aline pela vocação política. Nos últimos dias, se empenhou nas articulações que culminaram com a ida dela para o Progressistas e a aconselhara sobre o melhor caminho tomado. Foi ele também e se filiou à legenda. Participou pessoalmente das costuras para que ela dobrasse com João Campos e pelo apoio do prefeito José Patriota.
O tempo
Antônio começou a sentir sinais de que a saúde não ia bem em 2015. Em 4 de maio daquele ano, foi submetido a  uma cirurgia no coração no Hospital Português, realizada pelos médicos Maurílio Rodrigues, Fernando Moraes e equipe. Coube a Aline, então Secretária de Combate às Drogas da Prefeitura do Recife, dizer que a cirurgia foi um sucesso.
A homenagem
Na sua conta no Instagram, Aline Mariano escreveu: a trajetória de meu pai é minha referência. Tenho muito orgulho de tê-lo como inspiração. A gratidão de cada um por ele me enche de alegria e emoção.
Os desafetos

Antônio teve embates históricos contra José Patriota, Orisvaldo Inácio, Totonho Valadares e na Assembleia foi contemporâneo de Eduardo Campos, com quem também tinha divergências históricas. O destino fez Mariano apoiar Patriota e Totonho e sempre ser abraçado por Eduardo, com quem relembrava boas histórias. De Orisvaldo, nunca guardou rancor, nem o médico dele. Diziam que havia troca de farpas por diferenças com Dom Francisco, mas isso nunca foi estampado nos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário