terça-feira, 1 de novembro de 2016

SÃO FRANCISCO DE ASSIS, UM REBELDE CATÓLICO



Além das nove Cruzadas houve uma décima, a Cruzada sem sangue de São Francisco de
Assis. Nessa Cruzada, o calmo e pequeno bardo de Deus procurou converter não só os muçulmanos,mas também os cristãos à religião de Cristo. Nessa tentativa veremos que não foi muito feliz.
São Francisco, ou para lhe dar o seu nome italiano, Francesco Bernardone, desejava imitar avida de Cristo. O que na realidade conseguiu, porém, foi imitar a vida de Buda, embora seja quase certo que jamais ouviu falar no profeta hindu. A história de São Francisco apresenta semelhanças extraordinárias com a biografia de Buda. Ambos renunciaram à vida de conforto para dividir sua moradia com Dona Pobreza; ambos acusaram a propriedade privada como a fonte de todo mal; ambos viajaram pelo mundo para alisar as rugas na testa da humanidade; ambos compreenderam a piedade e a beleza da vida; ambos consideravam-se, com os outros seres vivos, como participantes
de uma única cadeia harmoniosa no poema da criação. Finalmente ambos, quando agonizantes,pediram a seus amigos que os sepultassem na terra nua, pois ambos sentiam-se felicíssimos quando
estavam o menos possível onerados de “bens”, isto é, “coisas más” deste mundo.
2
Francisco de Assis era filho de Pietro Bernardone, próspero negociante de fazendas da
Úmbria. Quando menino, Francisco era um tanto irrequieto, extravagante, impulsivo, rebelde e
generoso demais. Não tinha noção do valor do dinheiro. Gastava-o a torto e a direito — geralmente
em prazeres de outrem. Julgava ser, mais razoável proporcionar a seus amigos horas agradáveis
com o dinheiro de seu pai, do que vê-lo armazenado no cofre de seu progenitor. Sua mãe, esposa
econômica de um marido ambicioso, observava freqüentemente com amargura que Francisco agia
como um príncipe e nunca como filho de um lojista italiano. Quanto ao pai, pensava que o rapaz jamais chegaria a ser alguém.
Mas se sua mãe e seu pai lhe mostravam más perspectivas, os jovens de Assis adoravam-no.
Descuidado da própria vida, quanto o era do dinheiro, esbelto, de olhos negros, brilhante e sempre
alegre, tornou-se o chefe em suas diversões, suas modas, nas diabruras e nos amores. Semelhante ao
jovem Buda, e ao jovem Tolstoi, era tido por seus camara
das como um companheiro excelente.
Durante a adolescência, sua cidade estava empenhada numa daquelas intermináveis guerras
medievais contra Perúgia, cidade rival na Itália. O antigo Império Romano fora desmembrado em
numerosos principados independentes, cada qual constituído de uma cidade provida de muralhas e governada por um senhor feudal, e, cada um destes, mantendo como feudos perpétuos as cidades
vizinhas. Os romanos, confiantes na espada, em seu empenho de unir o mundo, conseguiram apenas
dividi-lo. Suas guerras absurdas de grande envergadura cederam lugar a pequenas refregas inúteis.
A carnificina em grande escala fora substituída pela carnificina em pequenas doses. Cada cidade
vivia em antagonismo com as demais, Veneza contra Florença, Florença contra Assis, Assis contra
Perúgia, Perúgia contra Veneza e assim por diante, por toda a Europa. Mil pequenos césares tinham
herdado a ambição, mas não a imaginação do primeiro César. A civilização da Idade Média estava
apodrecendo nos pequeninos e intermináveis duelos entre as cidades.
Quando Perúgia e Assis iniciaram um desses ridículos duelos, o jovem e impetuoso Francisco
alistou-se sob a bandeira de sua cidade natal. Experimentara muitas aventuras de paz e achou-as aseu gosto. Estava então ansioso por experimentar as aventuras mais excitantes da guerra. Estas,
porém, não foram de seu agrado. Em uma das batalhas foi aprisionado e, por mais de um ano, teve oportunidade de estudar o lado menos sedutor da guerra, mas não o menos selvagem, numa prisão
de guerra medieval. Aí curou-se do militarismo para o resto da vida.
Quando voltou da prisão, adoeceu tão gravemente que, durante algum tempo, duvidou-se de que ele recuperasse a saúde. Venceu a crise e durante a convalescença, deitado no leito, pôde analisar a vida de um ponto de vista novo. O céu, a terra, os pássaros, as árvores, os aborrecimentos
e as aflições de seus engraçados irmãozinhos da raça humana, tudo tomou uma significação diferente, em sua contemplação exercida de uma posição nova e horizontal de relaxamento tranqüilo. Havia exagerado empenho por um nada, uma corrida excessiva atrás de coisas destituídas
de valor, muitas lutas por causas mais insignificantes ainda. Ali mesmo e naquela hora, resolveu
abandonar a vida tola das pessoas que o cercavam e levar uma vida razoável.
Assim, recusou-se a voltar ao exército, quando melhorava de saúde. Seus antigos companheiros começaram a abandoná-lo, um por um. Consideravam-no como um covarde, uminerte e um pacifista. Ele, porém, sorria ante seus abusos. Com efeito, “suportou-os como umacoroa”. Provara a alegria de sofrer por não querer causar sofrimentos a outrem. Era para ele uma nova experiência e uma nova modalidade de aventura e, coisa estranha, achou-a de todas asaventuras a mais interessante.
Um dia, galopando pelos campos da Úmbria, encontrou um leproso pela estrada. Durante toda
a sua vida sentira-se horrorizado à vista desses cadáveres vivos. Poeta sensível como era, afastava-se sempre de tudo que era feio, sentindo uma dor quase que corporal. Mas, durante sua moléstia,ficara muito intimamente associado ao horror do sofrimento e à fealdade da doença, para sentir algo que não fosse compaixão pelas doenças e sofrimentos alheios. Quando viu o leproso avançar em sua
direção apeou do cavalo, e não só lhe deu dinheiro, mas a sua própria pessoa, a seu irmão aflito.
Estreitou-o em seus braços e falou-lhe como a um amigo e companheiro. Até então encontrara uma
espécie de felicidade tumultuosa em companhia dos homens felizes. A partir daquele momento
experimentava uma alegria mais serena, mas muito mais profunda, escolhendo a companhia dos desamparados. Deixou os bem-afortunados tomarem conta de si próprios e dedicou-se ao serviço dos destituídos da sorte. Seu coração procurava de preferência os fracassados, os ineptos e os
deformados, os que não podiam avançar na vida, os fracos que ninguém queria empregar, os humildes dos quais ninguém queria se ocupar. “Ele escuta”, diziam a seu respeito, “os que o próprio Deus não quer escutar.” Sim, e foi mesmo além deste ponto. Embora fosse um católico devoto,tinha a temeridade de corrigir os enganos do céu, procurando tornar os homens mais felizes do que
o céu aparentemente pretendia que o fossem.
Era um católico devoto, porém não um filho obediente da Igreja. Tampouco era um filho obediente a seu pai. Procurava fazer tudo a seu modo. Mais depressa obedecia aos ditames do seu
coração que às ordens de seus superiores, e acontecia que seu coração tinha sempre mais razão do
que seus superiores. Certa vez, para obter o dinheiro para a execução de um ato de caridade, vendeu seu cavalo e uma peça de fazenda pertencente à loja de seu pai. Este chamou-o de ladrão e passou-
lhe um sermão longo, salientando os sacrifícios dos pais e a ingratidão dos filhos. Ora, tudo que
Francisco possuía, frisou, até mesmo a roupa que usava, devia à generosidade de seus progenitores.
Francisco então despiu-se e atirou suas roupas ao rosto do pai. Resolveu não mais depender
da bondade alheia, se fosse possível — sobretudo quando as pessoas tomavam tantos cuidados
especiais de lembrar a eterna dívida que fora por ele contraída. Vestindo um manto roto, saiu de casa para a rua gelada — estava-se no inverno — e, segundo consta, cantando pelo caminho.
Renunciara a toda propriedade e, como o mendigo da fábula que não tinha camisa, estava extremamente feliz, após achar-se desembaraçado das cargas de propriedade. Se é verdade que o homem rico é aquele que está satisfeito com o pouco que tem, Francisco Bernardone foi o mais rico
dos homens, porque se sentia mais contente quando possuía menos. Isso não foi uma mera atitude sua, nem tampouco o desejo de fazer o papel de mártir. São Francisco foi um asceta. Era abnegado nem tanto pelo amor de Deus, como pelo seu amor ao próximo. Sentia-se realmente envergonhado
de estar bem, enquanto outros irmãos seus estavam passando mal, e de comer, quando tantos entre eles estavam morrendo de fome. Assim sendo, em vez de ir como um eremita acabrunhado para deserto, andava entre os humildes, os pobres, os doentes, restaurando-lhes a esperança e o orgulho,
alimentan do os famintos, e consolando os sofredores. Sua felicidade era imensa, porque ele pensava mui pouco em si e muito nos outros. Quando recebia alimentos, reservava a menor e a pior porca para si e distribuía o resto. Quanto à indumentária, envolvia-se, tanto no verão como no inverno, em sua túnica mar rom, usada, amarrada na cintura por uma corda. Essa túnica tornou-se o uniforme regular dos franciscanos, os estranhos soldados de Cristo, que São Francisco conduzia em sua cruzada de alívio e misericórdia.
3
A princípio conseguiu apenas dois adeptos. Construíram uma cabana perto da colônia de
leprosos, e serviam de mensageiros de vida para os que se haviam resignado a uma morte em vida.
Em três anos, o número de franciscanos — os pequenos ir
mãos de São Francisco — subiu a doze.
Com Francisco à testa, empreenderam uma romaria ao Papa — e conseguiram quase fazer dele um cristão. Em todo caso, o pontífice permitiu-lhes levar avante sua obra cristã, contanto que nadafizessem para interferir na disciplina rígida da igreja organizada. Francisco estava tão ocupado em fazer o bem, que não se preocupava com a política dos sacerdotes, concordando em não molestar o
Papa contanto que este também não o perturbasse.
Depois de seu entendimento com o Papa, Francisco fez outra viagem — desta vez ao palácio do chefe dos sarracenos. Por esta ocasião, a quinta Cruzada estava em seu apogeu. Francisco,
todavia, desarmado, foi à presença do Sultão e procurou fazer dele um cristão, como tentara fazer
um cristão do Papa. O Sultão recebeu-o com amabilidade, e, como o Papa, disse-lhe que
prosseguisse em sua missão. Francisco voltou à Itália, e o Sultão e o Papa continuaram a lutar.
4
São Francisco tinha pouca educação. Acreditava com a fé de uma criança e amava com a ingenuidade de um menino, com todo o seu coração. Semelhante aos primeiros filósofos pagãos, era
também, embora não o admitisse, um panteísta ou um panzoísta. Para ele tudo tinha vida e tudo
estava interrelacionado. Como uma criança, considerava as aves como irmãzinhas, o vento e o sol como irmãos, e a terra como a mãe viva de todos eles. Encontramos essa mesma personificação humanização de tudo nos remotos escritores homéricos, que saudavam a terra como a mãe dos
homens e a esposa dos céus estrelados. E, para apresentar um exemplo de outro período primitivo,inteiramente diferente, encontramo-lo também entre os índios Pawnees, que cantam hinos a seu pai,
o sol, e ouvem a voz de sua mãe, o trigo gerador. Nos índios, possivelmente em Homero,
certamente em São Francisco, o reconhecimento de um estreito parentesco entre todos os seres
animados e inanimados é muito mais do que uma mera forma de retórica poética. É uma bela,
embora um tanto ingênua, inclusão do mundo na família humana. São Francisco não só fala de suas
irmãzinhas, as aves, mas também lhes dirige a palavra. Quando voltou de sua visita aos sarracenos
que procurava converter, deparou com um bando de pássaros, em seu caminho, e com a
simplicidade e a sinceridade de uma criança, procurou converter as aves ao cristianismo. Encantado
com as musicas com que suas irmãzinhas o entretinham, sentiu que ele também possuía uma
música, melhor do que a delas, com que podia entretê-las, por sua vez. “Irmãzinhas”, disse com a sua meiga voz, “se tivestes oportunidade de falar, é tempo agora que eu também seja ouvido.” Em
seguida proferiu um sermão a essa alada congregação, a fim de lhes salvar as pequeninas almas.
Se isto parecer ao leitor experimentado coisa que se aproxime do ridículo, consideremos outra
invocação de São Francisco, sua invocação a seu ir
mão, o fogo, que sem dúvida se aproxima do
sublime. Estava ele perdendo a vista, quando os médicos lhe disseram que o único meio de salvá-lo
da cegueira era a cauterização de um dos olhos: isto é, devia queimá-lo com ferro em brasa. Quando
tiravam o ferro da fornalha, ele se ergueu, e dirigindo-se ao fogo, com gesto meigo, falou-lhe como
se este fosse um companheiro vivo e gentil, que se dispunha a cumprir com um dever desagradável.
“Irmão Fogo”, disse, “Deus te fez belo, forte e útil. Peço-te sejas gentil comigo.”
A gentileza foi talvez a nota predominante do caráter de São Francisco. Nisso era também
semelhante a Buda. Tratava as menores criaturas com tanta consideração como as maiores. Sentia
mais inclinação de pedir desculpas a um mendigo, do que propensão de curvar-se diante de um imperador. Houve, com certeza, momentos que silenciava a sua voz até na presença de árvores e de
flores, para não lhes perturbar o sono. Sua humildade não era a de um sentimento de inferioridade,
mas a humildade causada pela ausência completa do egoísmo. Ele simplesmente não tinha tempo e
tampouco vontade de cuidar de si mesmo. Deleitava-se muito mais, preocupando-se com a sorte de seus semelhantes. O mundo inteiro era para ele um mundo de reis e ele o único súdito de boa
vontade.
5
Após uma vida de peregrinações, praticando o bem, voltou à sua terra. Era então um homem
velho — tinha quarenta e quatro anos pelo cálculo cronológico, mas tinha séculos se fossem
consideradas as boas ações e seus nobres sentimentos. A despeito de sua visão falha, prosseguia,
como trovador de Deus, a “peregrinar cantando”, até que por fim as forças lhe faltaram e ele voltou a Assis para terminar seus dias. “Se fordes a algum lugar fazer qualquer peregrinação”, disse ele,
“voltai sempre ao vosso lar, pois é aí a santa mansão de Deus.” E assim, cercado por seus amigos,deitou afinal em sua terra natal e nela adormeceu. Corria o ano de 1226.
Morreu um homem desiludido. “É uma triste ironia”, escreve G. K. Chesterton, “que São Francisco, que em toda sua vida sempre desejou o entendimento unânime dos homens, morresse no
meio dum desacordo crescente.” Tinha feito um voto de pobreza extrema. Anarquista e pacifista
que era, sempre preveniu seus frades franciscanos contra o perigo de possuírem propriedades, pois,
como ele lhes dizia, “se nós tivéssemos quaisquer posses, necessitaríamos de armamentos e leis
para defendê-las”. Um trovador de Deus, insistia “não deveria possuir nada além de sua harpa”.
Contudo, viveu o suficiente para ver ricos mosteiros erguerem-se em seu nome, e os franciscanos se
esquecerem de seus votos de pobreza nas suas contendas para a aquisição dos direitos à propriedade de suas igrejas.
Muitos dos franciscanos, todavia, continuaram fiéis aos ensinamentos de São Francisco.
Retribuía-se-lhes com ódios e perseguições. Poucos anos depois da morte de São Francisco, nada menos de cem franciscanos fiéis foram queimados vivo.

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