terça-feira, 1 de novembro de 2016

DIA DE FINADOS EM ANGELIM-PE

Nesta quarta-feira, (02) Dia de Finados, no cemitério São Luiz, em Angelim, a Igreja Católica tem na sua programação duas missas pelos falecidos, uma pela manhã e a outra tardezinha/noite, celebradas pelo padre Valdevan. 

Como sempre acontece na cidade todos os anos, o cemitério passa por uma preparação especial, objetivando receber um grande público. Sabemos que o Dia de Finados é celebrado desde o século 1º pelos cristãos que durante a visita enfeitam os túmulos com flores, isto faz parte da tradição religiosa em celebrar a vida eterna daqueles que já faleceram.

Rezas e Orações por familiares e amigos falecidos são acolhidas a Deus pelos cristãos, crendo na ressurreição  e na vida eterna, pois a morte não é o fim, mas o nascimento de uma nova vida, como expressa o Evangelho.

Flores naturais em arranjos ou artificiais, velas, coroas ou mesmo botão de flor são os produtos mais procurados, além de santinhos com orações impressas,  são comercializadas no centro da cidade ou nas imediações do cemitério.

Outras pessoas preferem trazer de suas casas, castiçais, suporte para jarro de flores, fotos de entes queridos, para adorno dos túmulos e com muito respeito homenagear seus mortos.

A maioria é católica e movida pela saudade de parentes, pessoas conhecidas, autoridades públicas, artistas, atletas, e tantos outros passam horas e horas no cemitério, visitando os túmulos de amigos, parentes e  pessoas queridas.

Sr. CARIRI


Nenhum comentário:

Postar um comentário