quarta-feira, 9 de novembro de 2016

No centenário de Miguel Arraes, PSB e FJM promovem seminário com prefeitos socialistas em Brasília


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira (FJM) promovem nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, em Brasília, o seminário Cidades das pessoas: a construção do ambiente sustentável no Brasil. O evento é destinado a prefeitos e vice-prefeitos socialistas. 
O seminário será aberto com uma homenagem especial ao ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB, Miguel Arraes, que completaria 100 anos em 15 de dezembro deste ano. Governador por três vezes e deputado federal por Pernambuco, Arraes teve sua vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhora das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia. Um dos grandes líderes da esquerda brasileira, Arraes morreu em 13 de agosto de 2005. 
Nos dias 16 e 17, a programação prevê painéis com a participação de especialistas, governadores, ex-governadores, parlamentares, representantes de movimentos sociais sobre temas como transparência, participação e controle social na administração pública; responsabilidade fiscal e social; sustentabilidade e equilíbrio ambiental nas cidades. O seminário será transmitido ao vivo pela TV João Mangabeira, no site www.fjmangabeira.org.br. As inscrições ficam abertas até 20 de novembro nos sites do partido e da Fundação. 
“Mais uma vez crescemos eleitoralmente. Mostramos consistência, evolução e nos consolidamos como partido de esquerda que mais elegeu prefeitos nas eleições de 2016. Agora o sucesso eleitoral dá lugar ao desafio de administrar cidades. A realização do seminário tem esse objetivo, de promover o aperfeiçoamento dos nossos prefeitos por meio de exposições feitas por especialistas e da troca de experiências exitosas entre os gestores socialistas”, afirma o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. 
Nas últimas eleições, o PSB consolidou sua posição de liderança no campo de esquerda ao conquistar 418 prefeituras, somando 10,3 milhões de votos. Foram reeleitos socialistas em duas capitais, Recife e Palmas, e na cidade de Campinas, e eleitos novos prefeitos em importantes centros urbanos, a exemplo de Guarulhos, Guarujá e Mauá. 
No painel “A Transparência e o Controle Social na Administração Pública”, o secretário-geral da organização não-governamental Contas Abertas, Gil Castelo Branco, apontará as principais demandas da sociedade por informações públicas, as deficiências na falta de transparência nas contas municipais, além dos procedimentos iniciais necessários para a divulgação das ações dos governos.   
No mesmo painel, o senador João Capiberibe (PSB-AP), autor da Lei da Transparência, falará sobre a criação da lei e sua efetiva aplicação. Já o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, abordará a aplicação da legislação no atual gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
O presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Claudio Leite Gastal, compartilhará experiências no painel “O Modelo de Gestão na Administração Pública”.  Como exemplo de gestão eficiente, a secretária de Governo de Vitória (ES), Josiane Zoghbi, apresentará ações do programa Realiza +. Implementado entre 2011 e 2014, no governo estadual capixaba, o Realiza + rendeu os principais prêmios nacionais em gestão pública.
O seminário terá ainda palestras sobre captação de recursos estaduais e federais; mecanismos de financiamentos em bancos públicos nacionais e internacionais; os desafios da responsabilidade fiscal na gestão pública e experiências bem sucedidas nas administrações do PSB. A programação completa estará disponível em breve. 
SERVIÇO
Seminário Cidades das pessoas: a construção do ambiente sustentável no Brasil
Data: 15, 16 e 17 de dezembro
Local: Brasília-DF 
Inscrições: Até 20 de novembro nos sites  wwwpsb40.org.br ou www.fjmangabeira.org.br
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

P/Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário