segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DISTRITO DE FREXEIRAS EM PERNAMBUCO CONTINUA SEM RECEBER INVESTIMENTO

SANTA QUITÉRIA DE FREXEIRAS


Trata-se de um modesto vilarejo perdido no meridiano de Pernambuco, distando de apenas 09 quilômetros de Garanhuns, porém, Frexeiras pertence ao município de São João, que dista cerca de 231 km, do Recife. É um lugar sem atração comercial, mas que ao longo da historia de Sta. Quitéria que data do século XIII, conforme um livreto que é vendido no local da romaria, essa imagem veio de Portugal, mas precisamente da península ibérica, trazida pelo avô do português, Severino Correia da Rocha, que se instalara naqueles arrabaldes numa casa muito antiga, que ainda hoje conserva os traços do passado. Não existe nenhuma igreja no local, apenas essa casa ostenta a piedosa imagem de Sta. Quitéria, com suas vestes que lembram a bandeira de Portugal, e ostenta em sua mão uma palma, como símbolo da vitória, e sobretudo de seu martírio, e em sendo muito milagrosa, Sta. Quitéria atrai para aquele local um número incalculável de devotos, mormente dos estados nordestinos.

                                           
Casa em que está instalada a imagem de Santa Quitéria- Frexeiras - santuário

Em Frexeiras, distrito do município de São João no estado de Pernambuco, ao longo dos anos e das administrações municipais, não recebe nenhum incentivo em infraestrutura neste local de romaria, por parte do poder público.

Estradas de acesso sem asfalto, a presença da polícia seria fundamental para coibir roubo aos romeiros, uma atuação da vigilância sanitária junto ao estabelecimentos de gastronomia, instalação de banheiros públicos, perfuração de poços artesianos cuja água seria utilizada par a a multidão, pontos de apoio e descanso como praças,  o centro comercial onde funciona uma feira variada de artigos religiosos até o de utilidade para o lar sem dúvida deve receber pavimentação, pois com a movimentação dos transeuntes a  paisagem fica encoberta pela poeira.
A maioria dos comerciantes é de São João
No entanto, mesmo com toda esta falta de comodidade para o turista, muita gente tira proveito da situação e fatura alto no comércio variado. Há até quem faça crítica ao afirmar que:


 “O dia da padroeira é um dia de bebedeira, briga, confusão, prostituição, peixeira e depois a família briga para dividir o dinheiro que foi arrecadado, e o povo é que foi enganado por um culto particular de uma santa da igreja católica, a igreja tinha durante todo esse tempo o direito de ter interditado esse templo, como teria o bispo de interditar, mas eu nunca vou fazer isso, a gente continua, enfim, tolerando.“ Esta afirmativa do então Bispo de Garanhuns
.
Realmente existe uma família que briga pelos direitos de exploração deste turismo religioso por ser dona daquelas terra e a casa santuário. O Bispo Dom Irineu, foi mais além: " enquanto eu tiver pela Diocese, a minha proposta é: se de fato as famílias resolverem passar para nós, sem indenização ou com indenização, eu prometo a construção de um santuário digno de Santa Quitéria das Frexeiras e além disso prometo colocar um padre vinte e quatro horas por dia e uma congregação religiosa onde jovens e irmãs para atender bem os peregrinos e para fazer uma bela estrutura, (…)”
O dia da padroeira é um dia de bebedeira, briga, confusão, prostituição, peixeira e depois a família briga para dividir o dinheiro que foi arrecadado, e o povo é que foi enganado por um culto particular de uma santa da igreja católica, a igreja tinha durante todo esse tempo o direito de ter interditado esse templo, como teria o bispo de interditar, mas eu nunca vou fazer isso, a gente continua, enfim, tolerando.

Será que é por causa dessa desavença que o local não recebe apoio administrativo da prefeitura de São João? Em terreno  vizinho a Frexeiras, cuja terra distante apenas um palmo de centro do distrito, pertencente ao território de  Garanhuns, já se formam dois loteamentos valorizados em função da peregrinação e até  com o serviço de linha de ônibus, a tendência é o lugar crescer, se desenvolver e beneficiar com  a arrecadação de tributos,  São João e Garanhuns.  Sabemos que existe um problema político-religioso e muito, no envolto daquela região, cuja família proprietária do santuário não permite a entrada de representantes da Igreja Católica ao local.

Acreditamos que a solução mais plausível para por fim ao impasse, seria a intervenção do governo do estado de Pernambuco e deputados que representam São João e Garanhuns, além de vereadores dos dois municípios, provocassem o governador para para numa tríplice ação- familiares, Igreja e ação governamental Freixeira se transformaria no maior polo do Turismo religioso e cultural de toda uma grande região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário