segunda-feira, 20 de junho de 2016

PODE UM NEGÓCIO DESSE? Cartazes alertam sobre perigos de assalto em CARUARU-PE

Espalhados, sejam em muros ou em postes, os avisos de assalto ainda contam com um desenho padrão exemplificando um ataque à mão armada

Pedro Augusto
O trauma, o medo e a aversão à bandidagem geralmente costumam levar a população a cometer atos até então inesperados. Esta semana os caruaruenses observaram ou tomaram conhecimento de mais uma tentativa de se combater a criminalidade. 

Não se tratou de nenhuma medida drástica cometida pelas próprias mãos, mas sim de uma simples ação que foge dos padrões de segurança aplicados, mas que já está servindo de alerta para a apavorante situação em que se encontram os índices de violência em Caruaru. 

Cansados de presenciarem, ou até mesmo serem submetidos à sensação desesperadora das investidas dos bandidos, moradores das ruas Guaporé, Jornalista Aníbal Fernandes e Doutor José Mariano - todas no Centro - decidiram colar cartazes explorando a seguinte frase: "Perigo, área de assalto!".

Espalhados, sejam em muros ou em postes, os avisos ainda contam com um desenho padrão exemplificando um ataque à mão armada. Residentes da Guaporé, os estudantes Hélder Pedro e Larissa Bezerra relataram o clima de terror que vem tomando conta das vias. "Já cansamos de ouvir casos de roubos e furtos por aqui. 

O pior que as ações criminosas não têm se restringido a apenas um horário. Os bandidos vêm pintando e bordando, seja à luz do dia ou à noite. Como a rua fica no entorno do Parque de Eventos e, neste momento, estamos vivenciando o São João, a violência só tem aumentado", lamentou Hélder. "Meu pai foi baleado por assaltantes na esquina já há cinco anos, mas de lá para cá a situação não melhorou. Pelo contrário. 

O perigo atualmente está tão grande que ainda não tive coragem de ir aos shows do Parque", afirmou Larissa.
A comerciante Marta Valéria, que vem se arriscando em manter uma lanchonete na porta de casa durante o São João 2016, também descreveu algumas situações desesperadoras. 

"A minha irmã, por exemplo, foi assaltada recentemente quando deixava a igreja. Além dela, mais duas pessoas que se encontravam no local acabaram passando pela mesma situação. Graças a Deus que ninguém ficou ferido, mas o medo não sai mais da cabeça. Se soubesse quem tinha espalhado esses cartazes, faria questão de dar os parabéns, até porque só desse jeito mesmo para chamar a atenção das autoridades. 

E não falo somente da pouca frequência de viaturas rondando pelo local. Aqui na Guaporé, a iluminação encontra-se precária, o que tem facilitado a prática dos crimes."

De acordo com o polidor de automóveis, Rafael Roberto, que trabalha na Jornalista Aníbal Fernandes, a onda de assaltos no local não tem se limitado apenas à época de São João. "A violência está comendo solta por aqui o ano todo. Pessoas que frequentam a escola estão sendo roubadas, comerciantes que possuem os seus estabelecimentos também, populares que precisam se dirigir para os seus trabalhos têm sido surpreendidas, ou seja, ou a polícia tenta dar um basta de vez ou a situação só tende a piorar. Daqui a pouco ninguém mais vai poder colocar os pés para fora de casa", criticou. "Além de tentar chamar a atenção da polícia e da prefeitura, a colagem desses cartazes está servindo de alerta para os próprios participantes do São João do perigo que estão passando ao circularem por aqui", complementou uma moradora da José Mariano, que preferiu se manter no anonimato.

RESPOSTAS

De acordo com o assessor de imprensa do 4º BPM, Edmilson Silva, uma reunião com os moradores estava marcada para ser realizada na sexta-feira (17), na sede da corporação, com o objetivo de se discutir um plano de ação específico para as ruas. "Na ocasião teremos a oportunidade de analisar as informações que forem repassadas para que, posteriormente, possamos intensificar o combate a esta onda de violência", destacou Edmilson.
J
á em relação à precariedade de iluminação nos locais, o Departamento de Energia de Caruaru - vinculado à prefeitura - informou, através de nota, que "enviará uma equipe para vistoriar estas ruas, a fim de levantar os pontos que necessitam de reparos e resolver a situação o mais rápido possível. Todas as demandas estão sendo atendidas gradativamente e a população pode solicitar os reparos na iluminação pelos telefones 3701-1455 e 3727-2248. Basta informar o endereço completo e o barramento do poste."

A VANGUARDA
PARCEIRO/SR. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário