quarta-feira, 15 de junho de 2016

Mestre em Teoria da Literatura é homenageado pelo FETEAG, Festival de Teatro Estudantil do Agreste

                                                         Professor Edson Tavares

Este ano o Festival de Teatro do Agreste na cidade de Caruaru-PE fará sua 26ª temporada e é realizado há 35 anos. O FETEAG, Festival de Teatro Estudantil do Agreste, é um evento anual, que acontece há mais de três décadas, em Caruaru, no segundo semestre.
Para esta edição foi escolhido o tema Corpos Fluidos – Liminaridade entre Teatro, Dança e Performance, onde se buscará aprofundar o olhar e proporcionar espaços de discussão sobre esses limites, muitas vezes tão tênues, na nossa contemporaneidade. Este tema norteou e norteará a curadoria na seleção dos espetáculos que irão compor a grade da Mostra Profissional, que está comprometida em mergulhar nesse universo para trazer para o FETEAG o que há de mais significativo em produções nacionais e internacionais.
O Festival foi encampado pelo TEA - Teatro Experimental de Arte, coordenado por Argemiro Pascoal (falecido) e Arary Marrocos, pais de Fábio Pascoal. De caráter competitivo, os espetáculos participantes eram avaliados por uma comissão de teatrólogos especialmente convidada.

O homenageado, durante cerca de 10 anos, participou da coordenação do Festival, na parte de elaboração de regimentos, coordenação dos debates após cada espetáculo, e demais providências (que num trabalho desse se faz de tudo). Chegou a inscrever um espetáculo, chamado "Brincar de Viver", um texto coletivo, composto de trechos da literatura brasileira, organizados por ele mesmo, e o espetáculo arrebatou nove prêmios, inclusive o de "Melhor Espetáculo".
O FETEAG, criado em 1981 por dois jovens apaixonados pelo teatro, Fabio Pascoal e Chico Neto, e inspirados pelos ideais de Pascoal Carlos Magno em promover o estudo e a prática do teatro no meio estudantil, vem ao longo dos seus 35 anos se consolidando como um importante instrumento de promoção da cultura, ocupando anualmente praças, feiras, teatros e edificações simbólicas na cidade de Caruaru.

                                                                  Arari Marrocos
Há quatro anos, Argemiro Pascoal faleceu, e seu filho, Fábio, juntamente com a mãe, Arary Marrocos, continuaram tocando o Festival, mesmo em meio a muitas dificuldades.
Há cada ano,  são homenageados duas pessoas ligadas à caminhada do FETEAG; Em 2016, a atual coordenação escolheu  Zácaras Garcia, teatrólogo falecido há cerca de dois anos, e que também participou efetivamente de várias edições do festival, para homenagear e o professor  Edson Tavares.

Edson, Nasceu em Recife, em 1963 e teve sua formação entre as cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru. Atualmente é professor de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, pesquisou sobre a poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, do que resultou o livro “ Nítido como um girassol” (2003). Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, pesquisando sobre a obra do escritor caruaruense José Condé – está no prelo o livro “ O nome do autor: o caso José Condé”, pela EDUEPB; É contista, tendo publicado “Outra história da mesma coisa” (2013) pelo selo Latus, da UEPB. Durante cerca de 10 anos, fez parte da Coordenação do FETEAG.

Em sua fala a reportagem do Blog Sr. CARIRI o Mestre declarou: Fiquei sensibilizado e duas vezes feliz por esta homenagem: por ser lembrado em um evento que reputo como uma das mais felizes iniciativas culturais da Terra de Caruaru, e do qual me orgulho de ter feito parte por quase uma década, ao lado de meus amados Argemiro Paschoal, Arary Marrocos e Fabio Pascoal; e por partilhar a homenagem com meu querido amigo Zácaras Garcia, com quem dividi inúmeras tarefas no Festival - eu gostaria muito de subir ao palco junto com ele para agradecer a homenagem, mas os desencontros de vida e morte são terríveis...”.

Nessa época do Festival, Caruaru passa a ser a capital do Teatro pernambucano.




Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário