segunda-feira, 31 de agosto de 2015

“Campina Grande nos Meados do Século XX” será lançado dia 1° no MAC/UEPB

 A Campina Grande do Século XX, monumentos e personagens que deram sua contribuição no campo das Artes, Educação, Saúde, Cultura e Tecnologia, e que a fez se tornar celeiro de talentos, levando-a ser reconhecida como a “Rainha da Borborema” e sinônimo de Progresso e Desenvolvimento, é o enredo que o leitor vai encontrar no Livro “Campina Grande nos Meados do Século XX”, da escritora e Mestra em Serviço Social Maria Auxiliadora Bezerra Borba, Sócia Correspondente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Sócia Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, entre outras entidades.
Maria Auxiliadora Bezerra Borba, é esposa do serrabranquense  Berilo Borba, escritor, autor de uma série de livros de sucesso e que continuam repercutindo no meio acadêmico. Ɂ também membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano

O livro será lançado no próximo dia 01 de setembro, às 19h30, no Museu Assis Chateaubriand da UEPB, localizado no bairro do Catolé, após a reunião extraordinária de associados do Instituto Histórico de Campina Grande para marcar a passagem do 122º Aniversário de nascimento de Elpídio Josué de Almeida, Patrono do IHCG.

Com 341 páginas, o livro está dividido em três capítulos: o primeiro apresenta uma visão ampla da autora sobre Campina Grande; o segundo, com apoio de autores colaboradores, narra histórias com ‘olhares sobre Campina Grande’ de personagens que vieram de outras localidades do Brasil e até de outros países e que se tornaram filhos ilustres da cidade; e, o terceiro, um rebuscado texto da autora sobre personagens que marcaram e fizeram parte da história de Campina Grande.

O prefácio é do jornalista Luiz Gonzaga Rodrigues, membro da Academia Paraibana de Letras, e em seu texto ele elogia o trabalho de Auxiliadora Borba. “A iniciativa da autora de associar a memória histórica ou simplesmente lírica à diversidade de pequenos ensaios sobre a Campina econômica, educacional, cultural, turística, religiosa etc., é uma achega que nenhuma visão, nenhuma busca de horizonte pode subestimar”, diz.

Já o Posfácio é da Professora Doutora Marinalva Freire da Silva, aconselhando a leitura por tratar-se de “um monumento cultural de grande importância, pois fará com que as crianças e jovens de hoje conheçam a história de sua cidade, e a geração futura se orgulhe da terra que servirá de berço. É, portanto, uma obra pedagógica, de cunho histórico-social com grande viés de cidadania”.

A apresentação da obra será feita pelo economista Arlindo Pereira de Almeida, Sócio Fundador do IHCG.

O lançamento também é uma contribuição para as atividades culturais comemorativas do Sesquicentenário da cidade de Campina Grande.

Informações sobre o lançamento do livro podem ser obtidas através do telefone: (83) 3224.9194 ou pelo email (doraborba@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário