sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

De Pombos para o mundo

RECONHECIMENTO Caminhada de 60 km para ver o Sport jogar rendeu ao pernambucano Marivaldo Francisco o prêmio Fifa Fan Awards

O prêmio Fifa Fan Awards deste ano seguiu no Brasil. Desta vez, veio para Pernambuco, mais especificamente para o rubro-negro Marivaldo Francisco da Silva, morador da cidade de Pombos, na Zona da Mata. Ele ficou conhecido por ir a pé a todo jogo do Sport na Ilha do Retiro, desde 2017. São 60 quilômetros para ir e o mesmo percurso de volta para casa. Um prêmio que coroa todo o amor que o torcedor.

Marivaldo, 42 anos, anda de Pombos para o Recife desde 2017

No ano passado, Silvia Grecco e Nickollas, torcedores do Palmeiras, ganharam o prêmio. Por conta da deficiência visual do filho, Silvia narra toda a partida time alviverde para o garoto. Agora, Marivaldo faz história graças a sua resistência física e devoção ao Sport. O pernambucano desbancou o escocês James Anderson, que fez a doação de milhões de libras para incentivar o futebol profissional feminino e juvenil, e um grupo de torcedores colombianos que distribuíram alimentos durante a pandemia do novo coronavírus. Marivaldo acompanhou o anúncio da premiação na sede do Sport. 

Ele chegou no clube na manhã de ontem, sendo recebido pela diretoria. Foi levado imediatamente para a compra de um terno completo, todo preto, com camisa preta e a gravata vermelha. Ele acompanhou a cerimônia no clube, trajado a rigor, e não escondeu a emoção ao ser anunciado como vencedor pelo voto popular. 

“Essa vitória não foi minha, foi nossa. Porque não existe o eu sem as pessoas que votaram em mim. Tenho comigo que quem me indicou à Fifa foi Deus. E como ele indicou, não poderia terminar sem o prêmio, que é muito importante para o Sport, para mim, para meu município, para Pernambuco e o Brasil”, disse. Aos 42 anos, Marivaldo se sente realizado ao sair vencedor do Fifa Fan Awards 2020. 


Representou o Leão para o mundo com uma atitude que, para ele, era algo simples. Um ato de amor que nasceu quando ainda morava em Olinda. Em 2017, precisou se mudar para Pombos para atender pedido da sua mãe, já idosa. A distância para a Ilha do Retiro aumentou, assim como seu amor pelo Leão.
“Conversei com Deus e disse assim: tenho duas pernas, tenho saúde, tenho disposição. Na primeira caminhada, quando cheguei, o pessoal de Pombos me deu assistência. Biscoito, água ,parava o carro, tirava foto. E quando cheguei aqui na Ilha, um repórter perguntou se eu estava fazendo promessa. Respondi que não. Até porque, se fosse uma promessa, eu faria depois que eu ganhasse, não antes do jogo”, relembra o torcedor Fifa. Marivaldo não sabe se, quando a pandemia passar e os estádios voltarem a receber torcedores, vai continuar fazendo as caminhadas. Até porque, certamente, vai receber muitos convites para ir de carro para ver o Sport jogar. Mas não descarta de, um dia, bater pernas para outro estado.
“O Sport é a minha razão de viver. Sou Sport desde o ventre da minha mãe. Meu pai, em Bezerros, criou o Sport Club Bairro Novo, onde a gente morava, que fez tanta história quanto o nosso Sport Club do Recife. E essa paixão é de longo tempo, não tem como acabar”, celebra. THE BEST Na disputa pelo prêmio The Best da Fifa como melhor jogador do mundo, o polonês Robert Lewandowski, atacante do Bayern de Munique, foi o vencedor. O polonês concorria com o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o português Cristiano Ronaldo (Juventus).Já o sul-coreano Son Heung-min ganhou o prêmio Puskas da Fifa, oferecido ao autor do gol mais bonito da temporada passada.

O golaço de Son,que a tua peloTottenham, foi feito na partida contra o Burnley, quando arrancou desde o campo de defesa até balançar a rede adversária. Son venceu os uruguaios LuisSuárez e Giorgian De Arrascaeta. Entre as mulheres, a inglesa Lucy Bronze, ex-Lyon e hoje no Manchester City, derrotou a francesa Wendi Renarde adinamarquesa Pernille Harde.

Vale destacar que esta é a 5ª edição do prêmio “Fifa Fan Award”, que integra a cerimônia do “The Best”, o troféu dado ao melhor jogador da temporada. Eis os torcedores vencedores.

2016 – Torcidas de Borussia Dortmund (ALE) e Liverpool (ING)
2017 – Torcida do Celtic (ESC)
2018 – Torcedores peruanos
2019 – Silvia Grecco, torcedora do Palmeiras (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário