quinta-feira, 27 de junho de 2019

SES realiza seminário voltado para integração das redes de Atenção Primária e Especializada


Iniciativa apresentará o projeto Planificação da Atenção à Saúde para municípios ligados à IV Gerência Regional de Saúde

Pernambuco passa a fazer parte de projeto de gestão voltado para a organização e integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Especializada (AE) na rede de atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (Planifica SUS) busca qualificar a rede de saúde e ampliar a sua resolutividade, atuando na promoção e prevenção. Para apresentar a iniciativa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realiza, nesta quinta-feira (27.06), a partir das 8h30, no Hotel Canariu's, em Gravatá, o I Seminário do Planifica SUS: Redes de Atenção à Saúde. A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), que está sendo desenvolvido desde março. O secretário estadual de Saúde, André Longo, participará da abertura do evento.

O Seminário é voltado para os municípios Belo Jardim, Pesqueira, Alagoinha, Tacaimbo, São Bento do Uma, Poção, Cachoeirinha e Sanharó, integrantes da IV Gerência Regional de Saúde (Geres). Na ocasião, será apresentada a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS). Participam deste momento, apoiadores, gestores do Estado e municípios e os profissionais que atuam com média complexidade e Atenção Primária. A partir do mês de julho, serão realizadas seis oficinas preparatórias para o início do projeto.

Escolhida como região piloto para implantação do Planifica SUS no Estado, a área conta com a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), localizada no município de Belo Jardim, que integra o Protocolo de Regulação do Acesso as Referências Especializadas de Pernambuco. “O Planifica SUS busca a integração da Atenção Primária com a Especializada e a resolutividade dentro do SUS, com a modificação de processos de planejamento, execução, monitoramento e reavaliação das ações nas redes de atenção à saúde, colocando a Atenção Primária como ordenadora de rede”, destaca a superintendente de Atenção Primária da SES, Maria Francisca Carvalho.

Para o seminário, foi convidado o especialista em Planejamento em Saúde e consultor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Eugênio Vilaça Mendes, que abordará sobre as etapas do projeto, a organização da rede de saúde e atenção primária. Representando a gestão estadual, o gerente da IV Geres, Djair Ferreira, explanará sobre a atual organização da rede nos municípios ligados a sua Regional. 

Facilitadora do Hospital Israelita Albert Einstein em Pernambuco, Pretta Cani tem a experiência de ter sido a superintendente da região norte de saúde do Estado do Espírito Santo na ocasião da implantação do Planifica SUS. No seminário em Pernambuco, a gestora apresentará como foi utilizada a ferramenta de gestão e os resultados alcançados. O Planifica SUS faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário