terça-feira, 25 de julho de 2017

FEIRA DE ANGELIM RECEBE ESPETÁCULO DE MAMULENGOS

Josenildo, Jonas e Márcio -Supapo WEB
Roberto Carneiro, Técnico da Gerência de Preservação Cultural da Fundarpe e Fabiana Vital-Artista de Teatro e Cinema angelinense










O 27º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Palco Mamulengos e Pontos de Cultura, apresenta hoje as 16h - Mamulengo Teatro Riso - Mestre Zá Lopes (Patrimônio Vivo) e as 17h -Mamulengo Alegria no Parque Euclides Dourado. Ontem em Angelim na rádio Supapo Web, Roberto Carneiro, técnico da Fundarpe esteve sendo entrevistado pelos repórteres Josenildo e Márcio Cavalcanti e o tema foi Mamulengo e sua função. Roberto esclareceu que a arte é muito difundida no Nordeste e Pernambuco se destaca no teatro de bonecos.

Angelim será contemplada amanhã quarta-feira (26) com uma apresentação em plena feira livre e os mais diferenciados temas serão encenados pelos artistas do povo denominados de Mamulengos.

A iniciativa partiu do produtor mamulengueiro Wagner, que elaborou um projeto junto a Fundarpe e três cidades de nossa região terão esta oportunidade de assistir aos espetáculos, aprovados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Portanto, a população de Angelim verá o espetáculo dos atores bonecos que falam, dançam, riem, brigam (no bom sentido) e se confraternizam numa manifestação de identificação daquilo que temos do dia-a-dia da nossa população resgatando sua tradição.

Roberto ainda esclareceu que a participação do público é importante com sua presença constante, pois praticamente não há roteiro, tudo é criado no momento com as pessoas interagindo.

Fabiana Vital que assessora o técnico da Fundarpe, salientou que Angelim necessita deste momento singular para daí voltar a ter aquela manisfestação cultural do passado, pois aqui em Angelim existe muito talento adormecido e que se faz necessário o despertar, para Angelim ter novamente seu lugar de destaque no cenário cultural do Agreste Meridional.

Já existe esta mobilização na cidade oriunda da iniciativa da Secretaria de Juventude tendo a frente o professor Phelipe Emanuel, que já começou a resgatar o interesse da população pela sua tradição cultural. O fato é que em recente encontro com o deputado estadual Romário Dias, o secretário e o prefeito Douglas Duarte conversaram sobre ações que podem ser feitas para melhorar as perspectivas para os jovens da cidade e da região e sobre iniciativas culturais. Romário se colocou à disposição do prefeito para auxiliar cada vez mais a cidade e os angelinenses.

Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário