quinta-feira, 5 de julho de 2018

Pernambuco recebe 69 imigrantes venezuelanos



A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) coordena o processo de acolhimento e de inserção dos imigrantes em projetos sociais.
Pernambuco acolheu 69 imigrantes venezuelanos na tarde da última terça-feira (03) na Base Aérea do Recife. O grupo vindo de Roraima foi alojado em residências administradas pela ONG Aldeias Infantis, em Igarassu. No total, 164 pessoas, entre adultos e crianças, viajaram numa aeronave da Força Aérea Brasileira de Boa Vista, Roraima, até o Estado, sendo que deste número 45 seguiram para João Pessoa, na Paraíba, onde foram abrigados na Pastoral do Migrante, no município de Conde, e outros 50 seguiram viagem para as Aldeias Infantis, no Rio de Janeiro.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. “Para que fosse minimizada a situação que o país vem enfrentando com a chegada de imigrantes venezuelanos, foi feita a interiorização e o atendimento aos grupos familiares com políticas sociais. Houve uma cooperação entre o Governo Federal e o organismo internacional, que por sua vez selecionou instituições assistenciais e provocou o Estado, não só na política de assistência social, mas em tantas outras, para que pudesse haver uma colaboração. Esse é o primeiro diálogo com Pernambuco”, pontuou o secretário Cloves Benevides.
Do número de imigrantes, 23 são crianças de até 11 anos, 7 são adolescentes de 12 a 16 anos e 39 são adultos de 18 a 48 anos. De acordo com o secretário-executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, a partir da instalação dos imigrantes, o Estado, junto ao município de Igarassu, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “Ao todo são 18 famílias, sendo 40 pessoas aptas ao trabalho, que estão vacinadas e com os documentos regularizados. Neste momento, vamos precisar de parcerias com a indústria e comércio local para garantir condições de inserção dessas pessoas, para que possam construir uma nova vida”, pontuou Joelson.
A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus e São Paulo.
Residências
A estrutura residencial na ONG Aldeias Infantis que será destinada aos venezuelanos é composta por sete casas com cinco quartos que cabem até 10 pessoas. A ONG está instalada em mais de 130 países e no Brasil tem mais de 20 unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário