segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Coluna de Evaldo Gonçalves: Chá Preto

Evaldo Gonçalves - Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras
Dentre as figuras folclóricas de Campina Grande, uma delas jamais será esquecida por seu poder de improvisação. Quando Barbeiro, ali, sempre foi preferido pelos campinenses por suas mirabolantes histórias e competência profissional.
Era conhecido pelo apelido de Chá Preto, e todos o admiravam pela sua criatividade,  comparado com Engole Trave, Almofadinha, Chico Anselmo, que faziam engraçadas as histórias a eles atribuídas por Hélio Soares, Chico Maria e Agnelo Amorim.
Um dia desses, Assis Camelo, deputado inúmeras vezes pela Paraíba, em encontro fez todas essas figuras presentes, com suas histórias marcantes, esquecendo-se, involuntariamente, de Chá Preto, o qual, agora, tento exaltar.
Numa dessas tiradas, Chá Preto, empolgado com Luiz Gonzaga, referindo-se ao novo disco lançado por ele, disse: estou encantado com o último Disco de Gonzagão. Duas músicas ali são imortais: Quixabeira e Mandacaru. E apaixonado como sou pelo Negão, de tanto ouvir Mandacaru, no primeiro lado, já estou ouvindo Quixabeira, no outro.
As  gargalhadas que se espalharam no Salão da Barbearia foram inéditas, seguida de aplausos gerais em louvor à capacidade criativa do Folclórico Barbeiro.
Essa não foi a primeira, nem a última manifestação da criatividade do Barbeiro de Campina. Há outra, igualmente genial: no seu Posto de Trabalho, Casa cheia, todos atentos às conversas e lorotas próprias do ambiente das Barbearias, depois das participações dos clientes, Chá Preto encerrou a sessão com a seguinte prosa.
Vocês, meus amigos, não se espantem: ontem, fui visitar meu sítio em Alagoa Nova e na volta quando cheguei em casa, aqui, na Rua Tiradentes, e desci da minha Burra de estimação, depois de desenvolver uma velocidade de uns oitenta quilômetros, ela, a Burra, caiu morta, no asfalto.
Chamei um veterinário para o diagnóstico. Ele disse: Chá Preto: esse animal é um fenômeno. A sua Burra morreu a um quilômetro atrás. Chegou aqui na embalagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário