quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O PRIVILÉGIO HISTÓRICO DE SAMUEL SALGADO

Ontem (8) ao ser homenageado com o Troféu Santo Eliseu pela Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, o Dr. Samuel Salgado, Ex-prefeito de Angelim, durante o seu discurso, interrompeu o mesmo por várias vezes, para registrar as presenças do prefeito de Angelim, Douglas Duarte, os vereadores Oliveira, Lacraia, J. Caldas, Maurílio e a Vice-prefeita Rosa, que prestigiaram e parabenizaram o homenageado, filho da terrinha.
Eis o discurso de Samuel Salgado

Minha saudação à Ilma. Sra. Prof. Dra. Áurea, presidente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Saudação que estendo a todos os acadêmicos.

Cumprimento a colega homenageada, Dra. Glenda de Holanda.

Senhoras e senhores, o Prêmio Santo Eliseu engrandece o exercício ético da Medicina Veterinária.

Este prêmio tem grande relevância para mim.

Na minha formação pessoal, sou um pouco dos amigos e dos meus pais que influenciaram fortemente na construção do meu caráter.

Sou também, resultado dos ensinamentos que recebi dos professores Dr. Joaquim Evêncio, Dr. Fábio Mendonça, Dr. Alberto Costa, Dr. José Nelson, Dr. Rafael Guedes (lenda viva da Veterinária) e outros que contribuíram para a presente homenagem.

Esta honraria permite-me fazer uma revisitação aos tempos de estudante no Colégio Agrícola de Barreiros e na Universidade Rural de Pernambuco.

Interpreto também este prêmio como o reencontro com os meus familiares, amigos, professores, funcionários e ex-alunos do Colégio Agrícola de Belo Jardim e minha terra natal, Angelim.

Se por um lado a homenagem engrandece o homem, massageia o ego e acalenta a alma, por outro lado, aumenta o compromisso, cobrando mais comprometimento.

Portanto, ter sido distinguido pelo órgão maior da minha profissão, representa uma honra indescritível.

Ser homenageado é gratificante. Mais ainda quando acontece em vida. Estou perto de completar 73 anos e nunca imaginei receber tamanha honraria. Isto me faz vibrar muito.

Juntar-me a Dr. Gerson Harrop, Dr. Sílvio Camerino, Dra. Erivânia Camelo, Dr. João Ferreira, Prof. Nivaldo Azevedo e tantos outros, é um privilégio histórico. Afinal, na memória desta grande instituição, a partir de agora, um angelinense estará ao lado de nomes importantes agraciados com o Troféu Santo Eliseu.

Feliz pela homenagem e confiante na minha disposição para encarar o desafio de merecê-la e dignificá-la, agradeço aos que me outorgaram essa distinção.

Particularmente, abraço o acadêmico, professor e amigo Dr. Joaquim Evêncio, autor da proposição à Diretoria da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária para que eu fosse homenageado.

Reafirmo minha gratidão por tão significativa honraria.

Hoje é um dia inesquecível.

Deixo que o coração fale por mim.

Sou apegado à família, aos amigos e à minha cidade, Angelim.

Aprendi com meus pais a ser íntegro, a não decepcionar as pessoas e a não guardar mágoa de ninguém.

Celebro o viver com muita intensidade, somando aprendizados e experiências.

Por tudo isso, compartilho esta honraria com todos os Veterinários, amigos, pais (em memória), sogros (em memória), irmãos, filhos, netos, primos, genros, nora, cunhados e demais familiares.

De forma especial, divido este momento encantador com Ione (em memória), minha eterna namorada e esposa, companheira de todos os momentos, numa convivência de 50 anos e que partiu para a eternidade com apenas 67 anos, em fevereiro de 2020.

Obrigado pela homenagem e um cordial abraço a todos!






Sr. CARIRI














Nenhum comentário:

Postar um comentário