Ao contrário de centenas de municípios paraibanos, Santo André este ano se sobressai dos demais pois as chuvas durante todo o período apresentam bons resultados na produção agrícola.
O governador Ricardo Coutinho manifestou sua preocupação com os efeitos da seca na
Paraíba, como a falta d’água para consumo humano e animal e prejuízos à
agricultura e pecuária do Estado. Ele ressaltou que o governo tem
trabalhado intensamente e conseguido apoio federal para o atendimento à
população quanto ao abastecimento, com a construção de cisternas,
barreiros e sistemas simplificados d’água, com esta situação de penúria o governo decretou estado de calamidade pública em 170 municípios.
A prefeitura de Santo André desde o início do ano vem trabalhando na zona rural, efetuando trabalhos e serviços que proporcionem segurança hídrica, recuperando barreiros, barragens, cisternas, contrução de barragens subterrânea, recuperando poços e perfurando outros, além de melhorias nas estradas. O trabalho está sendo compensado com a chegada da chuva como foi o caso de ontem (22/04) enchendo barreiros e o principal manancial que abastece o município.
Os agricultores satisfeitos com as medidas da prefeita Silvana Marinho e do secretário de agricultura Denys Cavalcante, intensificaram-se no preparo do solo, cultivaram e já vemos uma paisagem diferente no campo com a lavoura do milho e feijão florescendo.
Quem plantou, mesmo tendo pouco hectare, terá lucro e em junho o milho já está garantido juntamente com o feijão. Santo André hoje tem água para o abastecimento animal e humano e em muitas regiões pasto para o rebanho.Para o homem da roça que vive da agricultura familiar, 2015 é só de alegria, aniversário da cidade e festa junina com abundância.
Sr. CARIRI
Nenhum comentário:
Postar um comentário