segunda-feira, 21 de novembro de 2016

CIDADES PEQUENAS SEM AGÊNCIA DO BB

ENTENDA COMO TUDO FICARÁ REESTRUTURAÇÃO DO BANCO DO BRASIL


No total, são 781 agências, de um total de 5.430, que deixarão de existir —o que corresponde a 14% do total. Dos pontos fechados, 379 serão convertidos em postos de atendimentos, uma versão menor e mais barata de servir ao cliente. As outras 402 serão desativadas, somando-se a outras 51 agências que começaram a ser fechadas em outubro.


De acordo com o executivo, a ideia é que todos os funcionários das agências que serão fechadas sejam realocados, se possível no mesmo município.


A principal diferença entre agências e postos de atendimento é que na primeira existe um gerente geral, e no posto de atendimento, não.


"Ou seja, no posto de atendimento há uma complexidade administrativa menor", disse Paulo Roberto Lopes Ricci, vice-presidente de distribuição de varejo e gestão de pessoas do Banco do Brasil.


Em comunicado ao mercado, o banco diz que a rede de atendimento será reorganizada para adequá-la "ao novo perfil e comportamento dos clientes" e que não comprometerá a presença do BB nos municípios em que atua. As mudanças devem ocorrer ao longo de 2017.

A instituição tem hoje mais agências que seus concorrentes, incluindo o Bradesco, que soma 5.337 pontos após a incorporação do HSBC, em julho deste ano. O Bradesco fechou a compra do braço brasileiro do HSBC em agosto do ano passado.


Também serão enxugadas 31 superintendências regionais, e três diretorias serão extintas, com funções redistribuídas para outras áreas.

 
ATENDIMENTO DIGITAL


Na contramão do fechamento de grandes agências, o BB planeja abrir, nos próximo ano, 255 agências digitais. A expectativa é atender 4 milhões de clientes nesse sistema —hoje são 1,3 milhão da alta renda.

Esse novo modelo de atendimento, voltado a clientes que quase não vão ao banco, também está em adoção pelas demais instituições.

Outro foco de investimento dos bancos está nos aplicativos para celular.

Segundo o BB, 40% das transações bancárias já são feitas pelo smartphone, enquanto outros 27% são via internet banking.

A tendência é semelhante nos demais bancos. O celular já é o principal canal bancário do Bradesco, enquanto no Santander, celular e computador respondem por 65% das transações realizadas pelos correntistas. No Itaú, 70% das transações são feitas pelos canais digitais. 

Mudanças no Banco do Brasil
 
As mudanças devem ocorrer em 2017

O que será fechado


>> 781 agências, sendo que 379 serão convertidas em postos de atendimentos

>> 31 superintendências regionais serão fechadas

>> 3 diretorias, que terão funções redistribuídas

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O que fazer


>> A migração de clientes atendidos em agências fechadas será automática

>> Não haverá mudança de cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta

>>O banco vai comunicar a mudança via site, SMS, aplicativo para celular, caixa eletrônico, correspondências e cartazes nas agências

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Programa de aposentadoria

>> 18 mil funcionários que já poderiam ter se aposentado terão incentivo para deixar o banco

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