ENTENDA COMO TUDO FICARÁ REESTRUTURAÇÃO DO BANCO DO BRASIL
No total, são 781 agências, de um total de 5.430, que deixarão de
existir —o que corresponde a 14% do total. Dos pontos fechados, 379
serão convertidos em postos de atendimentos, uma versão menor e mais
barata de servir ao cliente. As outras 402 serão desativadas, somando-se
a outras 51 agências que começaram a ser fechadas em outubro.
De acordo com o executivo, a ideia é que todos os funcionários das
agências que serão fechadas sejam realocados, se possível no mesmo
município.
A principal diferença entre agências e postos de atendimento é que na
primeira existe um gerente geral, e no posto de atendimento, não.
"Ou seja, no posto de atendimento há uma complexidade administrativa
menor", disse Paulo Roberto Lopes Ricci, vice-presidente de distribuição
de varejo e gestão de pessoas do Banco do Brasil.
Em comunicado ao mercado, o banco diz que a rede de atendimento será
reorganizada para adequá-la "ao novo perfil e comportamento dos
clientes" e que não comprometerá a presença do BB nos municípios em que
atua. As mudanças devem ocorrer ao longo de 2017.
A instituição tem hoje mais agências que seus concorrentes, incluindo o
Bradesco, que soma 5.337 pontos após a incorporação do HSBC, em julho
deste ano. O Bradesco fechou a compra do braço brasileiro do HSBC em
agosto do ano passado.
Também serão enxugadas 31 superintendências regionais, e três diretorias
serão extintas, com funções redistribuídas para outras áreas.
ATENDIMENTO DIGITAL
Na contramão do fechamento de grandes agências, o BB planeja abrir, nos
próximo ano, 255 agências digitais. A expectativa é atender 4 milhões de
clientes nesse sistema —hoje são 1,3 milhão da alta renda.
Esse novo modelo de atendimento, voltado a clientes que quase não vão ao banco, também está em adoção pelas demais instituições.
Outro foco de investimento dos bancos está nos aplicativos para celular.
Segundo o BB, 40% das transações bancárias já são feitas pelo smartphone, enquanto outros 27% são via internet banking.
A tendência é semelhante nos demais bancos. O celular já é o principal
canal bancário do Bradesco, enquanto no Santander, celular e computador
respondem por 65% das transações realizadas pelos correntistas. No Itaú,
70% das transações são feitas pelos canais digitais.
Mudanças no Banco do Brasil
As mudanças devem ocorrer em 2017
O que será fechado
>> 781 agências, sendo que 379 serão convertidas em postos de atendimentos
>> 31 superintendências regionais serão fechadas
>> 3 diretorias, que terão funções redistribuídas
*
O que fazer
>> A migração de clientes atendidos em agências fechadas será automática
>> Não haverá mudança de cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta
>>O banco vai comunicar a mudança via site, SMS, aplicativo para
celular, caixa eletrônico, correspondências e cartazes nas agências
*
Programa de aposentadoria
>> 18 mil funcionários que já poderiam ter se aposentado terão incentivo para deixar o banco
Nenhum comentário:
Postar um comentário