A sexta festa regional da semente da paixão aconteceu ontem (06) durante todo dia na comunidade de São Félix no município de Santo André (PB) com a participação de representantes dos municípios da região do coletivo , Gurjão, Juazeirinho,Soledade,Tenório, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada e Pocinhos.
O evento contou com a realização de palestras, peça teatral e feira com os produtos da agricultura familiar de toda a região, sendo um bom momento para a troca de experiência, sempre ressaltando a
a importância da semente da paixão como se verificou durante as oficinas.
A organização coube ao Coletivo e Patac e a Prefeitura de Santo André como sempre dando total apoio na realização.
Na Paraíba, as sementes tradicionais, ou crioulas, receberam o nome de Sementes da Paixão por serem fruto de uma longa trajetória de experimentação. Há várias gerações, os agricultores familiares do semiárido têm selecionado e utilizado aquelas sementes que mais bem se adequaram ao clima, ao solo e ao seu modo de vida e produção. Para eles, a qualidade de uma variedade não pode ser medida somente em termos agronômicos. Cada variedade atende a uma demanda específica das famílias.
Tanto a Prefeita Silvana quanto o secretário de agricultura Denys Cavalcante enalteceram a realização do grande evento que contou com a presença de centenas de pessoas.
rA prefeita
falou das qualidades e da importância que têm os agricultores no contexto da
agricultura familiar fomentando e agregando renda para todos no âmbito da
família e que o seu governo está a disposição para ajudar no que for possível a
manter esta atividade e agradeceu aos promotores terem escolhido o seu
município para sediar a festa desejando boas vindas aos participantes.
O Secretário de Agricultura se referiu:
Às variedades de milho, feijão, feijão macassa, fava, mandioca, amendoim, coentro, jerimum, fruteiras, plantas forrageiras, porque são responsáveis aliado ao homem do campo a convivência com o semi-árido, e que esta oportunidade é um verdadeiro aprendizado e de grande importância.
Sr. Cariri
Colaboração Denys Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário