O prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB) oficializam neste sábado (21) a união em cerimônia marcada para a Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco. A celebração deve reunir cerca de 500 convidados entre familiares, amigos e nomes de peso da política nacional e estadual.
A recepção está prevista para acontecer na área localizada atrás da tradicional igrejinha, um dos cartões-postais do litoral pernambucano e cenário escolhido pela própria noiva.
Presenças da política nacionalEntre as autoridades cotadas para participar da cerimônia está o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), que deve comparecer acompanhado da esposa, Lu Alckmin, amiga próxima de Tabata. Também confirmaram presença o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos); a senadora Teresa Leitão (PT); o deputado federal e presidente estadual do PT, Carlos Veras; além do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderá comparecer em razão de viagem oficial à Ásia. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também cumpre agenda internacional, na Índia, ao lado do presidente.
Articulações estaduais e o xadrez de 2026No cenário pernambucano, a cerimônia também se transforma em ponto de encontro estratégico. Confirmaram presença o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e o vice-prefeito do Recife, Victor Marques (PSB), acompanhado da esposa, Maria Eduarda Neiva.
Entre os nomes que orbitam o projeto majoritário de João para 2026 e que disputam espaço nas duas vagas ao Senado, confirmaram presença a deputada federal Marília Arraes (SD), prima do noivo, o senador Humberto Costa (PT) e a deputada federal Maria Arraes (SD).
Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que também busca espaço na futura composição, não deve comparecer após a perda recente do filho.
Convidados da noivaDo núcleo político de Tabata, são esperados o deputado federal Renan Ferreirinha (PSD-RJ), atual secretário de Educação do Rio de Janeiro, e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, que deve estar acompanhado da esposa, Lúcia França, que foi vice na chapa da deputada na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.
Da Câmara ao altarJoão e Tabata, ambos com 32 anos, estão juntos desde 2019 e anunciaram o noivado em novembro do ano passado. O relacionamento começou nos corredores da Câmara dos Deputados, quando Tabata articulava a criação de uma comissão externa para fiscalizar o então ministro da Educação do governo Bolsonaro, Ricardo Vélez Rodríguez. À época deputado federal, João assumiu a vice-presidência da comissão.
A parceria política evoluiu para amizade e, posteriormente, para o relacionamento. Segundo relatos da própria deputada, o pedido de namoro aconteceu de forma inesperada, durante um jantar. Cinco anos depois, o casal oficializa a união em Pernambuco.
Recife volta a ter primeira-damaCom o casamento, o Recife volta a ter primeira-dama após cinco anos. No entanto, o posto deve ser ocupado por Tabata por um período curto. A expectativa é que João deixe o comando da Prefeitura em abril para disputar o Governo de Pernambuco, transferindo o cargo para o vice Victor Marques. Nesse cenário, Maria Eduarda Neiva assumiria a função de primeira-dama da capital.

Nenhum comentário:
Postar um comentário