sexta-feira, 29 de março de 2019

NOITE MEMORÁVEL NO LENDÁRIO AUDITÓRIO DA DIFUSORA DE CARUARU



Aconteceu em clima de forte emoção o lançamento do livro “Amplitude Modulada – 


Os locutores e o Rádio de Caruaru”, no último 27 de março 





Enquanto a chuva caía lá fora, a natureza também aplaudindo, o Prof. Edson Tavaresexpunha os frutos do árduo trabalho de pesquisa que empreendeu, ao longo de quatro anos, para construir o livro, em três volumes, “Amplitude Modulada – Os Locutores e o Rádio de Caruaru”. Foi aplaudido de pé pelo público que lotou o auditório da antiga Rádio Difusora de Caruaru, composto por comunicadores de várias gerações, autoridades e rádio-ouvintes.
Era o lançamento do tão esperado projeto, que pôs, em definitivo, o rádio AM de Caruaru nas páginas da História. A obra teve seus volumes acoplados em uma caixa temática, no formato de um rádio antigo, a remeter ao aparelho em que, no passado do escritor, em Santa Cruz do Capibaribe, sua terra natal, escutava o rádio de Caruaru.


Risoni Santos encantou a plateia com sua competência e sua simpatia, como mestre de cerimônia do evento.
“Esta é uma forma de agradecer aos donos daquelas vozes que construíram, ao longo de tantos anos, pelos microfones das três emissoras caruaruenses, a pujança, o desenvolvimento, a arte, a cultura, o esporte, o jornalismo do ‘País de Caruaru’”, ressalta Tavares, que morou por quase trinta anos na cidade, tendo atuado como professor e participado de vários movimentos culturais da “Capital do Agreste”.

Almir Vilanova cativou o público, no cerimonial, pela forma agradável de comunicar.

O livro “Amplitude Modulada” é dividido em duas partes. Na primeira, de natureza histórica, relata as primeiras descobertas de ondas no ar, que propiciaram a invenção do rádio, mais tarde; resume o surgimento do rádio em vários países do mundo, sua chegada ao Brasil e em Pernambuco; faz um breve relato da história da Empresa Divulgadora de Anúncios, precursora da comunicação falada na cidade de Caruaru, e das emissoras que surgiram a partir da década de 1950: Rádio Difusora (1951), Rádio Cultura do Nordeste (1958) e Rádio Liberdade (1965).


O também radialista Rubens Júnior, Presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, cumprimenta o escritor.


A primeira parte é encerrada com a narração de fatos pitorescos, humorísticos, contados pelos radialistas entrevistados, os quais ocupam toda a segunda parte (Dicionário Biográfico do Rádio Caruaruense). Mais de 260 locutores são enfocados, em rigorosa ordem alfabética, e com uma profusão fotográfica que transporta o leitor, visualmente, ao tempo em que foi narrada a história de cada profissional.
Prof. Paulo Muniz, Reitor da ASCES/UNITA, uma das patrocinadoras do projeto, recebe o livro das mãos do autor..

O evento de quarta-feira passada teve como cerimonialistas, Almir Vilanova e Risoni Santos, os dois também presentes na obra, como comunicadores que são do rádio AM. Contou com momentos emocionantes, quando, exibindo um vídeo sobre cada uma das três emissoras, construído sobre características, prefixos e vinhetas antigos, homenageou, através da voz gravada, os falecidos radialistas Giovane Rosendo (a quem a obra é dedicada), Mac Dowel Holanda, Lenildo Lima e Zélia Maria. A forte emoção deu o tom da noite.

O radialista e publicitário Silvio Nascimento leva seu abraço ao autor.

Inicialmente, usaram da palavra os parceiros do professor, na construção da obra: Batistão, Benil Ramos e José Torres, que dissertaram sobre a importância do rádio, no passado e ainda hoje, para o progresso da região. Em seguida os dirigentes das três emissoras focalizadas no livro, Carlos Humberto (pela Rádio Jornal, ex-Difusora), Júnior Almeida (pela Rádio Cultura do Nordeste) e Ivan Feitosa (pela Rádio Liberdade), usaram da palavra, para destacar o valor da obra ora lançada; depois, falaram Ibrain Pereira (Diretor da Tauá Live, que produziu a obra), Walmiré Dimeron (editor do livro, através da WDimeron Editora) e Wilson Morais, designer responsável pela concepção gráfica do projeto.

O comunicador Célio Magno, ainda hoje atuando em web-rádio, conversa com Edson Tavares

Ao final, o Prof. Edson Tavares usou da palavra, falando do processo de criação e desenvolvimento da pesquisa, que resultou no livro “Amplitude Modulada”. Em meio a sua fala, Tavares destacou: “Os programas que eu ouvia, e somente ouvia, sem ver os locutores senão com os olhos da imaginação, alimentada pela voz de cada um deles, que eu reconhecia sem que precisassem dizer o nome, esses programas tiveram importância capital na minha formação. Esses programas trouxeram-me Caruaru antes que eu chegasse efetivamente em Caruaru, no início dos anos 80, e confirmasse o amor que sentia por esta terra, amor que existia antes de conhece-la pessoalmente, solidificou-se nas três décadas em que aqui vivi, trabalhei, produzi, construí família, fiz amigos, e que permanece em mim cada vez mais forte”



O autor do livro, Edson Tavares, falou, ao final, sobre detalhes do projeto "Amplitude Modulada"


O homem de rádio e TV Dilson Oliveira também esteve presente ao evento.

Ao final da cerimônia, o autor passou a autografar os livros dos presentes, que também desejavam se fotografar ao seu lado. O grande profissional da fotografia caruaruense Armando Lima (81-99104.0023) fez a cobertura em imagens do evento, das quais fizemos esta seleção, para se ter uma ideia da noite.

A noite entra para a história da radiofonia caruaruense, como um grande momento de congraçamento e reencontro de veteranos do microfone, e de familiares dos que já se foram, depois de brilhar nas ondas do rádio, e agora calados para sempre em suas vozes.


Edson Tavares autografa para Tavares Neto, uma lenda viva do rádio caruaruense.

O box, com três livros, encontra-se à venda na Livraria Imperatriz (no terceiro piso do Shopping Difusora, em Caruaru, e nas unidades de Recife, onde a obra também será lançada, em breve), na Banca Terceiro Mundo (na Praça Henrique Pinto), em Armando Art's Fotográficas (na Rua Porto Alegre, 147) e na Soparia do Gordo, na Rua Dom Bosco. Custa R$ 90,00. Em breve, será disponibilizada a venda pela internet.

A seguir, depoimentos de vários presentes ao evento: 

Laís Florêncio também prestigiou o evento: "algo imenso".

“Fazer parte do rádio caruaruense, da história da Rádio Cultura do Nordeste, da comunicação da minha cidade, estar ao lado de vozes que um dia eram só vozes inspiradoras e hoje são amigos de profissão é algo imenso, que não sei nem como descrever corretamente.” (Laís Florêncio)

“Sobra emoção e me faltam palavras. Isto é uma grande homenagem em vida. A noite deste 27/03/2019 fica para sempre como a noite em que um ouvinte calou centenas de radialistas, de tanta emoção.” (Dido Montenegro)



O publicitário e radialista Carlos Augusto fez-se presente ao lançamento.

“Impecável sob todos os aspectos, memorável evento! Emocionou e trouxe às pessoas presentes, fatos e lembranças vividas em outras épocas, passeando no tempo, até nossos dias. As homenagens foram inúmeras, justas e belas. Que maravilha ver reconhecimento, da parte de Edson, aos importantes nomes que desfilaram frente aos microfones das emissoras de rádio da nossa Caruaru!” (Sônia Rhemydes, hoje Ramos)

O comunicador popular Wellington Lacerda prestigia o lançamento do livro "Amplitude Modulada"

“Estamos neste meio de comunicação apaixonante há cerca de cinco anos, e com pouca história pra contar, faço parte de um livro que contém mitos, monstros, medalhões e referências da radiofonia Caruaruense. Agradeço ao professor Edson Tavares por me incluir neste celeiro de 260 locutores que fizeram e fazem história em Caruaru!” (Artur Lucena)

Geruza e Ricardo Lima, respectivamente viúva e filho do grande radialista Lenildo Lima.

“O evento aconteceu no prédio da antiga Rádio Difusora e fiquei muito feliz ao reencontrar velhos amigos, companheiros contemporâneos de minha época no rádio e também uma geração nova, já ‘nascida’ no berço digital dos blogs, vlogs e lives." (Sílvio Nascimento)

"Um sentimento muito grande de gratidão. Nunca pensei que, depois de 34 anos de idade, estivesse num livro, contando um pouco da minha história e a história de meu pai, Lenildo Lima; de encontrar companheiros de outras rádios, que eu já havia ouvido falar, mas não conhecia pessoalmente." (Ricardo Lima)

Clóvis Gonçalves, o decano da radiofonia caruaruense, ao lado de Bernardo Barbosa, um dos patrocinadores do projeto.

“A obra é mais um passo em favor da preservação da história de Caruaru e resultado de uma pesquisa de vários anos, realizada pelo professor Edson Tavares.” (Helenivaldo Pereira)

“Uma noite memorável! Um belíssimo e emocionante resgate histórico desse tão imponente e democrático meio de comunicação que é o Rádio.” (Wandmery Cumaru)




Wandmery Cumaru, filha do comunicador Wandilson Cumaru (já falecido), recebe um autógrafo do escritor.






O noticiarista José Nivaldo, hoje afastado de rádio, e sua esposa Elizabeth Cristina


O público que lotou o auditório da Difusora aplaudiu, emocionado.




PARABÉNS ILUSTRE PROFESSOR EDSON TAVARES
VOTOS DOS QUE FAZEM O BLOG Sr. CARIRI













Nenhum comentário:

Postar um comentário