Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Angelim, com participação ativa da Secretaria de Saúde, realizaram nesta sexta-feira feira, 29, no Clube ARA, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos, Saúde como direito; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cerimoniada por Lucinalva Freitas, a abertura da Conferência se deu ás 9 horas com o uso das palavras da secretária de Saúde Fernanda Barros e presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Secretária de Saúde - Fernanda/ Secretária de Ação Social - Samille |
Fernanda, agradeceu a presença de todas as esferas do município, como da população em geral, mostrando a importância do momento e a união de todos para formar uma política de saúde mais efetiva.
O prefeito de Angelim Douglas Duarte, fez observações importantes sobre as questões não só de saúde mas de um modo geral, a importância da união de todos para o bem em comum da sociedade. Mostrou as dificuldades e limitações que tem enfrentado para gerenciar o município o qual vem executando com louvor. No entanto, a Conferência se faz necessária, cujas informações, chegam ao Ministério da Saúde, que passa a atender as demandas do município. Declarou.
O palestrante foi o dr. Harley, onde abordou o tema da Conferência (Democracia e saúde), fez dinâmica com os participantes e tirou as dúvidas dos que estavam presentes.
Contou-se com a presença do ilustre gestor municipal (Douglas Duarte) a representante da V Regional de Saúde (Fátima Godoy), representante do Ministério Público (Dra Larissa) os nobres parlamentares ( Junior Caldas, Oliveira, Bruno Caldas, Roberio Conrado, Maurílio Cavalcanti), secretários municipais, diretores e coordenadores (Samille Ramos Secretária de Ação Social, Djane Maria Secretária de Educação, Glauce Maria dos Santos (Tesoureira) Phellipe Emanoel secretário de Juventude,Cultura e Desportos, Lúcia Lyra, Glaucineia Maria, Renato Couto, Carlos Alfredo, Flávia Renata, Cilene Santos, Ronildo Miranda dentre outros). Representantes das Igrejas Católica e Evangélicas, Sindicatos Rurais, Conselho Tutelar, agentes comunitários de saúde e de endemias, estudantes de enfermagem da Universidade Unip e demais populares .
Pelo Ministério Público, a Promotora Dra. Larissa relatou que está sempre para ajudar e que estava aproveitando o momento para conhecer melhor do que se tratava a Conferência. Frisou que não se pode auxiliar as pessoas, sem estar presente e conhecer as reais necessidades de cada um.
Os demais componentes da mesa se mostraram dispostos em suas falas, a cada vez mais auxiliar e melhor servir a comunidade.
Foram feitas e aprovadas propostas para a Conferência Macro Regional e eleitos os delegados que se farão presentes na estadual.
A Conferência contou com cerca de 250 participantes entre profissionais e população, sendo uma das mais proveitosas já realizadas.
Sr. CARIRI
Com informações
Fernanda Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário