sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Dia do Nordestino é comemorado com festa em São Paulo

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em funcionamento há 30 anos no bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, comemora nesta sexta-feira (8) o Dia do Nordestino, com entrada gratuita e uma programação especial repleta de intervenções musicais, apresentação de emboladas e shows.

A data, escolhida pela capital paulista por marcar o centenário de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (1909-2002), poeta, compositor e cantor cearense, é comemorada em São Paulo desde 2009, para homenagear o povo e a rica cultura de cada um dos nove estados do Nordeste.

A partir das 11h, o público poderá experimentar receitas típicas da gastronomia nordestina como baião de dois, escondidinho de carne seca, caldo de mocotó, galinhada e outros. A novidade é a inauguração do restaurante Jeri, especializado em pratos com frutos do mar.
Clássicos de Luiz Gonzaga (1912-1989) e o melhor das paradas de forró ficam por conta da banda Jeito de Amar. Ao meio-dia, um cortejo com sanfoneiros e trios de forró pé-de-serra, do Coletivo SP Forró, reunen-se em frente à capela Imaculada Conceição e segue por todo o CTN, levando ritmo e alegria ao público.

A embolada vem direto do Nordeste para o local, com os improvisos da dupla Peneira e Sonhador, que mostra, com bom humor e criatividade, o orgulho de ser nordestino e a defesa da sua identidade.

Às 13h, a banda de forró universitário Circuladô de Fulô faz um show ao vivo, com os maiores sucessos da carreira que já dura 20 anos. São seis álbuns lançados e meio milhão de visualizações no YouTube, por conta das músicas “Águas Mansas”, “O Sol, a Lis e o Beija-flor” e “Esperando por Você”.

Bora lá? Então “chegue”: o Centro de Tradições Nordestinas fica na rua Jacofer, 615, no bairro do Limão, em São Paulo. Para mais informações, acesse http://www.ctn.org.br.

                   Hoje é dia de comer carne de bode

Qual a vitamina da carne de bode?

O cabrito contem ainda uma quantidade significativa de vitamina B12 (inexistente nos produtos de origem vegetal) que apresenta vários benefícios para o organismo, dos quais se destacam o normal funcionamento do sistema nervoso e imunitário e a redução do cansaço e fadiga.

No interior de Pernambuco, por exemplo, é um prato muito comum. Em Petrolina tem até um Bododromo, local tipo praça de alimentação para saborear a gostosa carne de bode, o cabrito e seus derivados.

No entanto, a Jornalista Ana Paula Padrão revolta web ao dizer que bode é 'prato de fome' no MasterChef.

"Ana Paula Padrão falando que bode é um prato de fome. O cúmulo do preconceito e ignorância. A carne de bode é muito consumida aqui no Nordeste, não porque estamos morrendo de fome, mas porque ela é boa mesmo", opinou um internaut, identificado como Arthur no Twitter.

Minha gente vamos comer carne de bode.

Feliz dia do Nordestino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário