quinta-feira, 7 de outubro de 2021

DESTAQUE NA EDUCAÇÃO: professoras de Angelim são destaque no Agreste Meridional

Professoras da Rede Educacional de Angelim apresentam seus trabalhos no II Seminário de Práticas Exitosas do Agreste Meridional promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco



Aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro de 2021 na sede da Gerência Regional Escolar (GRE) do Agreste Meridional o evento intitulado Seminário de Práticas Exitosas em Alfabetização e Letramento do Agreste Meridional. Regime de parceria que tem dado certo entre o governo do estado e o Programa Criança Alfabetizada, o município de Angelim mobilizou toda a rede educacional da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para produzirem e mostrarem práticas exitosas no que se refere a alfabetização o letramento de crianças até os 7 anos de idade.


Dentro dessa proposta, foram selecionadas duas professoras pelo município para representar a educação angelinense. Após reunidas as práticas exitosas o professor psicanalista e estudante de jornalismo Carlos Silva, que coordena o Programa Criança Alfabetizada no município, juntamente com as formadoras do programa, a professora Hilda Almeida, responsável pela Educação Infantil, e a professora Isabely Savana, responsável pelos Anos Iniciais, em comunhão com a equipe técnica e pedagógica municipal, selecionaram duas práticas que seriam posteriormente enviadas para o evento, que aconteceu na última terça e quarta-feira.
Professora Rafaela Araújo
A frente desse processo nós tivemos duas figuras importantes, a professora pedagoga Valdeni Barreto, que atua no Grupo Escolar Pedro Alves da Rocha, situada no distrito de Quatro Bocas e a professora Rafaela Araújo, docente da Escola Municipal Miguel Calado Borba (anexo), responsável pela Educação Infantil .

Essas professoras marcaram presença na GRE, apresentando para os outros 21 municípios o trabalho que estão desenvolvendo no município e contribuindo na rede educacional.

A cerimônia aconteceu das 8h às 14:00 nos dois dias de evento, com pausa para o lanche e apresentações culturais. Marcaram presença no evento professores de todo o Agreste Meridional, coordenadores pedagógicos, secretários de educação, diretores de ensino, formadores do Programa Criança Alfabetizada, coordenadores do Programa, equipe técnica e pedagógica da GRE, bem como, professores mestres e doutores das universidades federais de Pernambuco que fizeram a composição da banca julgadora das práticas de alfabetização e letramento ali apresentadas.

As professoras foram destaque no evento, por um lado a professora Rafaela Araujo, que homenageou a cidade de Angelim, construindo uma paródia com a música ‘Deus me proteja’, um sucesso em 2021 na voz na ex-BBB Juliette Freire e eternizada por Chico César, para o aniversário de 90 anos do município. Na ocasião a professora mostrou fotos e vídeos com o protagonismo das crianças angelinense da Educação Infantil.
Professora Valdeni Barreto

Por outro lado, a professora Valdeni Barreto construiu com os seus alunos textos na prática, no formato remoto, onde pode-se perceber o quão desenvolvidas estão as crianças no que se refere a leitura e escrita. A professora mostrou através de vídeos as crianças lendo e escrevendo com propriedade.

Ambas as professoras se apoiaram no material cedido pelo Programa Criança Alfabetizada para melhor desenvolver suas práticas dentro e fora da sala de aula.

E AINDA:

Merece destaque nessa matéria figuras principais que estiveram à frente destes dois dias de evento na GRE, a prezada Adelma Elias e Viviane Paula, e suas respectivas equipes.

Evento culminado, o resultado do julgamento pela banca estará disponível no site da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco nesta sexta-feira 08 de outubro. Mesmo assim, cada professor ou professora dos 22 municípios que compõem o Agreste Meridional já são vencedores e merecem os devidos parabéns pelo belo e grandioso trabalho pedagógico que desenvolvem em seus municípios com ou sem pandemia .

Estiveram presentes no evento as gestoras escolares municipais Célia Alves Edilúcia Silva, a coordenadora pedagógica municipal, na ocasião representando a secretária municipal de educação, Djane Maria, a caríssima Ana Cláudia de Melo, a coordenadora escolar Evandilete Silva e a supervisora escolar Giselda Maria .

Principais fotos das professoras
Rafaela e Valdeni















Professora Valdeni Barreto

Do correspondente - Carlos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário