sexta-feira, 7 de maio de 2021

PANDEMIA: Estado prorroga as restrições

Antes da pandemia - Feira de Angelim-PE



















A região Agreste de Pernambuco tem aumento de casos. Governo vai agir com medidas  enérgicas, caso o quadro não mude. Em Angelim, no Agreste Meridional, o prefeito Douglas Duarte decretou novas medidas de restrições visando conter o avanço do coronavírus.

Com estabilidade alta em todos os indicadores da covid-19 desde março, Pernambuco tem prorrogadas, até o próximo dia 23, as atuais medidas restritivas, como a redução do horário de funcionamento de atividades comerciais. "O momento ainda é muito difícil. O vírus continua entre nós em transmissão comunitária, e precisamos redobrar os cuidados. A situação é preocupante, e maio será um mês difícil, pois historicamente é um período de alta nas ocorrências de doenças respiratórias", frisou ontem, em coletiva pela internet, o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Ao avaliar os números da última semana (25/4 a 1º/5), em comparação com a anterior (18/4 a 24/4), ele informou que houve aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), na solicitação de leitos de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria. "Todo esse panorama mostra que precisamos reforçar a mensagem de que o cuidado ainda se faz necessário. Qualquer deslize pode ser fatal. A evolução da pandemia depende muito de nossas atitudes", reforçou.

Desde o dia 26 de abril, o funcionamento do comércio de praia está permitido de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A proibição, porém, está mantida nos sábados e domingos. Além disso, as atividades de maneira geral podem funcionar, nos fins de semana, até às 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só podem funcionar até as 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas continuarão com permissão para funcionar das 10h às 20h.

Por causa do Dia das Mães, os horários de funcionamento do varejo em Pernambuco serão alterados neste fim de semana. "A dinâmica de operação das lojas de comércio de bairro, de centro e dos shoppings será diferente nos dias 7, 8 e 9 de maio. Os estabelecimentos poderão funcionar das 8h às 20h na sexta-feira e no sábado. Já no domingo, das 8h às 18h", disse a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça. Apesar de flexibilizar em relação aos horários, o governo pede que a população não relaxe diante das atitudes de prevenção à covid-19 durante as comemorações no domingo. O secretário André Longo reforçou os cuidados necessários. "Mesmo para quem já conseguiu se vacinar, é um risco se aglomerar e estar junto de pessoas que não fazem parte do convívio domiciliar. Mais uma vez, neste ano, a nossa prova de amor será manter o devido distanciamento das nossas matriarcas."

IMUNIZANTES

Ontem o Estado recebeu nova remessa de imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz, com 165.100 doses. Elas serão destinadas ao grupo prioritário de pessoas com comorbidades. "Já acionamos o nosso esquema de logística e vamos garantir o início do envio de mais esses imunizantes às 12 Gerências Regionais de Saúde já na madrugada desta sexta-feira (hoje)", assegurou o governador Paulo Câmara. Com a nova remessa, já são 3.095.180 doses de vacinas contra a covid-19 recebidas por Pernambuco, sendo 1.789.560 da CoronaVac/Butantan, 1.288.070 da AstraZeneca/Fiocruz e 17.550 da Pfizer/BioNTech.

"Ainda esperamos o envio de novas doses da CoronaVac, para assegurar a segunda dose dos idosos, além de mais uma remessa da Pfizer", informou Longo, que convocou a população para que acompanhe o calendário vacinal da cidade onda mora, a fim de ficar informada sobre o momento em que deve ser vacinada.

Associações comentam decisão do governo

A prorrogação das medidas restritivas para as atividades econômicas não surpreendeu. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife, a decisão é "razoável", e, de certa forma, "atende o comércio", que continua autorizado a funcionar.

"Nós tínhamos uma apreensão de que as medidas fossem se alongar. Mas do jeito que está, não piorando, eu acho que é razoável. De uma certa maneira, eu entendo. O governo tem os dados (da pandemia) nas mãos", disse o presidente da CDL Recife, Frederico Leal.

Segundo Leal, a decisão do governo de Pernambuco em autorizar a abertura do comércio no Dia do Trabalhador (1º de maio) e estender o horário de funcionamento no final de semana do Dia das Mães, que ocorrerá no próximo domingo (9), foi importante. "Essa flexibilização foi boa. Contanto que não volte ao lockdown, já é alguma coisa", frisou.

De acordo com o presidente da Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce), Paulo Carneiro, a prorrogação já era esperada pelo setor. "É preciso pensar, primeiro, na saúde das pessoas em relação direta com a capacidade de atendimento nos hospitais", disse, por meio de nota.

Carneiro pontuou que "a extensão do horário de funcionamento das atividades econômicas, colocando em prática todos os cuidados, obedece a uma lógica de reduzir a possibilidade de concentração de pessoas".

"Este é um pleito antigo e é ponto divergente em relação à análise que o governo tem feito. O comércio enfrenta medidas duras e restritivas há mais de um ano, colocando em risco a manutenção de empresas e de empregos. Resta cumprir e colaborar para minorar esses efeitos no menor prazo possível", finalizou Paulo Carneiro.

APREENSÃO

Já a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que a prorrogação das restrições sanitárias deve ampliar o número de estabelecimentos fechados no Estado.

"Sabemos da dificuldade de conciliação em mantermos nossos pleitos de flexibilização de horários quando a taxa de ocupação das UTI's na rede hospitalar atingem os 97%. Seguimos funcionando, mantendo todos os mais rígidos protocolos e tentando sobreviver", diz o texto.

Com a prorrogação até o dia 23 de maio, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, bares e similares, mantendo-se a proibição da utilização de som, só poderão funcionar das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, os horários devem ser das 9h às 17h ou das 10h às 18h (cada estabelecimento pode escolher).

O Plano de Convivência com a Covid-19, do governo estadual, destaca ainda que os estabelecimentos, em qualquer horário, podem realizar entrega em domicílio e funcionar como ponto de coleta e por drive thru, permitindo-se o atendimento presencial, fora do horário previsto, sem aglomeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário