sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Encontro debaterá os avanços e desafios da Educação a Distância

A cada ano o ensino a distância vem crescendo no país.









O ensino superior a distância já supera o presencial, segundo dados do Censo da Educação Superior do Governo Federal. Então para debater o panorama geral do EAD e o futuro desta modalidade de ensino em Pernambuco, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), através do Centro de Formação de Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), irá promover na próxima segunda-feira (25), o II Encontro Cefospe de Educação a Distância. O evento será realizado no prédio da instituição, localizado no bairro da Boa Vista, Recife. As inscrições para participar do debate podem ser feitas por meio do site: www.cefospe.pe.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone: (81) 3183-8001.

Para aprofundar o assunto e promover a troca de experiência haverá uma mesa redonda cujo tema será “A experiência de ensino aprendizagem a distância”. Os debatedores serão o coordenador de Educação a Distância do Cefospe, professor José Lopes Ferreira Junior; o diretor de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), professor Ph.d Alex Sandro Gomes, o diretor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Jorge da Silva Correia e o vice-presidente executivo do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), Guilherme Saraiva. A mediadora do debate será a gestora de Educação a Distância da Secretaria Estadual de Educação, Renata Marques. Logo após a mesa redonda o público poderá interagir com os palestrantes através de perguntas e comentários.

Já no período da tarde, das 13h30 até as 17h30, irão acontecer mini-cursos no Cefospe voltados para a educação a distância. São eles: Design instrucional, Tutoria, Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; A utilização da plataforma do curso online aberto e massivo; curso de Auto Instrucional; Ambiente de aprendizagem em forma de rede social e Gamificação na EAD.

A Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, disse que será um momento rico de troca de experiências e de debate sobre as novas metodologias e ferramentas de EAD a serem incorporados na educação corporativa. “O Ensino a distância veio pra ficar. A SAD, por meio do Cefospe, vem ampliando esta modalidade de ensino, interiorizando o conhecimento, tendo capacitado nos últimos dois anos mais de quatro mil servidores. Os cursos são interativos e as capacitações online têm flexibilidade de horários, o que é fundamental para os servidores, que vêm buscando cada vez mais esta modalidade de ensino” explicou a diretora, lembrando que atualmente o Cefospe oferece 10 cursos a distância em sua grade educacional. Para o próximo ano serão lançados mais 14 cursos nesta modalidade desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário