quinta-feira, 31 de agosto de 2023

HOJE 31 DE AGOSTO DIA DO NUTRICIONISTA - NOSSA HOMENAGEM

Vamos começar pelo Litoral se estendendo até o Agreste pernambucano.
Nutricionista é o profissional responsável por melhorar e recuperar a saúde através da alimentação, indicando alimentos para serem adicionados, reduzidos ou removidos da dieta do paciente. Neste dia 31 de agosto, celebramos o dia do nutricionista.

Por isso, hoje o Blog Sr. Cariri, traz uma entrevista com a profissional nutricionista Nutricionista: Luiza Vitória Cavalcanti Hora de Lira Crn 31042/6, nossa amiga, a quem agradecemos pela gentileza de aceitar o nosso convite.

O BLOG TEM COMO TEMA  A ESCOLA
1 Pode contar-nos um pouco sobre a sua carreira no setor da nutrição?

Luiz - Bem, me formei em 2019, no ano de 2020 comecei a fazer marmitas fitness com requites, a cada dia era um desafio, mas com Deus no controle os clientes foram surgindo e os pedidos surpreenderam minhas expectativas.

Quando entrou no ano de 2020, fui convocada para um treinamento na Alimentação Escolar como Responsável da Alimentação Escolar de Olinda, ao passar o mês vi que meu coração trasbordava de alegria ao ver os alunos se alimentando.

Atualmente trabalho como Responsável Técnica da Alimentação Escolar do município de Olinda, vencendo desafios diários de todo o município que englobam cerca de 24.000 mil alimentação diárias.

Mas, após o estágio no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) o meu coração tem um lugarzinho bem especial na nutrição clinica hospitalar, ao ver que com um auxílio, modificação da deita, adaptação de algum suplemento resulta em um sorriso no rosto deles, é singular, quem sabe daqui a um tempinho voltarei dando continuidade a esse sonho.

2 O que significa ter uma alimentação saudável e equilibrada no dia-a-dia?

Luiza - Significa ter uma qualidade de vida, menores risco de desenvolver futuras doenças, com o conjunto sempre de uma atividade física, quantidade de horas de sono adequada ( no mínimo de 8 horas por dia ) e consumo de água em níveis certo (dica: pegue seu peso e multiplique por 30, que vai dar a média do consumo de água diário).

3 Quais são os principais passos para atingir uma alimentação deste tipo?

Luiza - É bem básico, apenas comer tudo com moderação, em família, comer com atenção plena (sem tela).

Evitar produtos ultraprocessados, como embutidos (salsichas, salames e apresuntados) macarrão instantâneo, temperos prontos, refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos industrializados, food truck (comida rápido), líquidos prontos para consumo.

SEMPRE preferir alimentos naturais, frutas, legumes, arroz, feijão, sucos. O NATURAL É O IDEIAL. Não deve esquecer a prática de atividade física, de no mínimo 3 vezes na semana com duração de 50 minutos.

4 Por que a educação nutricional é tão importante? Quais benefícios ela pode trazer aos pequenos?

Luiza - Criar hábitos na infância tem resultados para o resto da vida, diminuindo a probabilidade dos pequenos ficarem gripados, ou com qualquer outra doença, a educação nutricional deve fazer parte dos nossos primeiros dias de vida, como aprendemos a ter educação no cotidiano, precisamos aprender com se alimentar e escolher cada alimentos.

Ao passar as informações aos estudantes, eles criam hábitos e aprender a escolher itens que não fazer nenhum mal, como jpa foi presenciado, situações que as crianças responderem : “ isso não é bom tia, da dor de barriga” ou “ prefiro uma fruta, faz bem para o meu dentinho”

5 Como a educação nutricional pode ser incorporada à sala de aula? Existem alguns pontos de partida para começar a incluir esta aprendizagem na escola?

Luiza - Sim, com certeza.

O interessante é ser incluso uma matéria voltados a educação alimentar e nutricional, para incorporar o aprendizado dos alunos desde as primeiras seres. Mas, se ainda não temos essa realidade é de suma importância os professores de ciências ou afins abordar os nutrientes em cada alimento e sua importância para crescer forte e saudáveis.

6 Quais são as perguntas mais comuns sobre nutrição que pais e cuidadores de crianças normalmente fazem?

Luiza - Após a uma avaliação nutricional, sempre perguntam, ele está adequado?

Nas educações nutricionais aos pais, sempre procurar saber o que é a alimentação escolar e explicamos que tudo tem embasamento na resolução nº06 de 08 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) baseado no Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional.

7 Qual conselho dar às famílias para implementar a educação nutricional em casa

Luiza - A alimentação é mais que nutriente, alimentação é bem-estar e convivência, comer em Família, na mesa, um olhando para o outro, é uma das melhores estratégias para manter bons hábitos na alimentação e uma comunicação que vai além das fronteiras.

Agora vamos para o Agreste Meridional de Pernambuco
Vanessa Carvalho
Crn6:8321

Atuo na alimentação escolar há aproximadamente 9 anos

Mantém seus serviços na rede Municipal de Ensino - Angelim-PE

Vanessa - Uma alimentação saudável e equilibrada se baseia em consumo adequado de todos os grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e lipídios, bem como frutas e verduras 

Os principais passos para uma alimentação balanceada são: reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados como salgadinhos, biscoitos wafers e recheados, embutidos (mortadela, salsicha, nuggets, entre outros).

A educação nutricional é a base para a alimentação saudável, por isso é tão importante. E se for iniciada desde a infância é melhor ainda porque ajudará essa criança na vida adulta a ter menos seletividade alimentar.

A educação nutricional pode ser inserida na sala de aula com momentos lúdicos com as crianças, explicando sobre os benefícios de determinados alimentos e incentivando para que elas consigam prova-los.

Parabéns!


Obrigado mesmo, Vanessa pelas suas considerações.





Sr. CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário