sexta-feira, 28 de abril de 2023

Lula recebe peça de artesanato angelinense

No supermercado, a bolsa plástica é útil para o transporte das compras e depois descartável. No entanto, com a criatividade do ser humano, essa mesma bolsa plástica é aproveitada e se transforma em várias e várias peças de artesanato.
É o caso da artesã Silvana Silva conhecida por Vaninha do sítio Poço do Boi em Angelim. Desde seus 7 anos de idade que Vaninha usa o poder de sua criação para trabalhar na confecção e fabricação manual de peças advindas das bolsas plásticas, produzindo vários modelos de tapetes.

Recentemente quando da posse do presidente Lula, o prefeito Douglas Duarte, adquiriu um tapete multicolorido, presenteando o presidente da República. O artesanato de Angelim, hoje se encontra representado no Palácio do Planalto.
Grávida do terceiro filho, Vaninha ainda consegue tempo para expor suas peças em feiras de artesanato, onde vende toda produção, sendo bastante procurada na sua residência, recebendo encomendas e disponibiliza seu WhatsApp (87 9 8877-3385) atendendo outros pedidos.

Chegou até aqui com muito esforço, sem ajuda do Poder Público. A artesã comenta que o potencial de Angelim nessa área é muito grande, precisando de apoio para os profissionais, acrescentando que existe dificuldade para a compra do material, ao mesmo tempo expor o trabalho e principalmente vender com preço justo, o que muita gente não valoriza.

Na comunidade onde vive, tem produção  de outros produtos artesanais que são comuns em toda parte, porém sua linha de fabricação é única no município e necessita ser capacitada para surgir novos modelos. 

Tomou conhecimento que lideranças locais se mobilizam junto ao Sebrae, que poderá enviar do Recife à sua localidade, um designer  para tomar conhecimento deste tipo de artesanato, que por sinal existe projeto aprovado, para se ministrar um curso de aperfeiçoamento e capacitação e isso ajudará em muito.

Vaninha pede a união de todos nesses trabalhos manuais, apela para a compreensão das pessoas envolvidas no processo e que todos sejam valorizados de uma só forma, tratamento e oportunidade em nível de igualdade em meio ao aspecto social.









Sr. CARIRI






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário