Exclusivo: A Secretária de Saúde do município de Angelim-PE., Fernanda Barros, respondeu em entrevista exclusiva concedida ao Blog Sr. Cariri, como vem enfrentando juntamente com a administração do prefeito Douglas Duarte, os desafios no combate ao coronavírus.
CONFIRA
Sr. Cariri - Quando efetivamente foram iniciadas em Angelim as ações no enfrentamento á pandemia pelo coronavírus?
Fernanda - 06 de abril
Sr. Cariri - Quais as estratégias adotadas no combate e prevenção da Covid-19?
Fernanda - Barreiras sanitárias, distribuição de álcool em gel e máscaras, orientações através das unidades básicas de saúde, ACS, ACE, monitoramento de visitantes, moradores do município que apresentem síndromes gripais, testagem para detecção do novo Coronavírus.
A PREFEITURA DE ANGELIM IRÁ DOAR KITS, CONTENDO ÁLCOOL EM GEL E MÁSCARAS PARA A POPULAÇÃO.
NESTA PRIMEIRA ETAPA SERÃO DOADOS 6.000 MIL KITS, CUJA DISTRIBUIÇÃO SE INICIARÁ PELA ZONA RURAL..
Sr. Cariri - Quantos casos confirmados até hoje (9) e se há óbito. Poderia fazer um balanço dos números?
Fernanda - 46 casos, sendo 36 recuperados, 7 estão em recuperação domiciliar, 2 em recuperação no anexo do Covid-19 e 1 óbito, 472 pessoas foram monitoradas, dessas 419 já tiveram o monitoramento concluído e 53 ainda estão em monitoramento. Dessas 53, são 10 Viajantes, 21 síndrome gripal e 22 monitoradas por contato com casos positivados.
Sr. Cariri - A prefeitura tem disponibilizado recursos à sua pasta para implementação das ações? Tem recebido ajuda dos governos federal e estadual?
Fernanda - Sim, a gestão municipal dispensa do recurso próprio repasse financeiro para as ações do enfrentamento ao Covid-19.
Também recebemos repasse tanto estadual quanto federal para as ações.
Sr. Cariri - Existe teste disponível para a população? E sobre leitos de internamento, acrescentaria o quê? Já são disponíveis ou não?
Fernanda - Sim, o município dispõe de testes rápidos para a população e teste de Swab para pacientes internados.
Os leitos estão prontos desde o dia 5 de junho e em pleno funcionamento, foi uma preocupação da gestão municipal em pactuar com a V regional de saúde (a qual somos subordinados) os leitos, é mais uma forma de cuidar dos munícipes que necessitem de internação por alguma complicação devido a algumas comorbidades.
Sr. Cariri - Secretária, em meio a pandemia a dengue voltou. Como está o trabalho no atendimento as demandas da sociedade?
Fernanda - De fato, enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus e junto os casos de dengue, o trabalho dos ACE continuam, tivemos algumas restrições sanitárias de não poder adentrar nas residências, mas as orientações sempre são passadas, e fazemos aplicação de produto específico para o combate do mosquito. Também precisamos que a comunidade tenha um olhar mais atento às suas casas, pois o mosquito se prolifera rapidamente e basta pouquíssima quantidade de água para isso, ressaltando que ele se reproduz em água limpa e parada.
Sr. Cariri - Nos dois casos, a população vem seguindo orientação das autoridades de Saúde?
Fernanda - Temos em 80% da população o auxílio em ambas situações, infelizmente ainda existem aqueles que não acreditam, ou que transmitem a total responsabilidade de cuidar para a gestão. Onde sabemos que é dever de todos nós cuidar do individual para não afetar o coletivo.
Sr. Cariri - Para a feira livre voltar a funcionar normalmente e o comércio ter sua abertura, existe qual perspectiva de tempo para tudo ser como era antes?
*Fernanda - No dia 13 houve a retomada de boa parte dos serviços e alguns espaços voltando a funcionar, não há ainda infelizmente uma perspectiva de quando tudo voltará a normalizar. Considero essa retomada gradativa e necessária, mas que seja com muita cautela de todos, só assim conseguiremos seguir e não ter que voltar ao fechamento por termos grande aumento de casos.
Sr. Cariri - O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, está sendo bem aceito pelo comunidade? Tem recebido críticas? sugestão e ou orientação?
Fernanda - Creio que boa parte da população aceita as medidas tomadas por parte da secretaria de saúde, são parceiros nas ações, críticas sempre existem... Com ou sem fundamento, construtiva ou destrutiva, mas filtramos as construtivas e buscamos incrementar em nossas ações.
Sempre recebemos sugestões, sejam de ações, ou alterações de medidas e todas são sempre muito bem vindas e postas em prática, afinal é a saúde de toda uma população e nada mais justo que todos possam opinar.
Sr. Cariri - Algo mais que queria acrescentar fique à vontade. Agradecemos sua gentileza. Em tempo: Durante os meses de trabalho intensivo, gostaria de agradecer a quem?
Fernanda - O momento é inédito para muito de nós, muitos nunca vivenciaram situação parecida, tenho formação em saúde a 22 anos, e nunca imaginei passar por algo de tamanha grandeza e delicadeza, saber que precisamos um do outro para que todos se mantenham saudáveis. É entender que somos um corrente e precisamos estar com os elos fortalecidos. O agradecimento vem enxurrada.
Agradeço imensamente a equipe que compõe a unidade Hospitalar Santa Terezinha, a equipe do anexo do Covid-19, as equipes que compõem as barreiras sanitárias, equipes da atenção básica, a todas as demais secretarias que colaboram com a saúde, aos munícipes por atenderem as orientações que repassamos e com maior ênfase ao gestor do nosso município, por ter um olhar diferenciado e não medir esforços para realizar todas as ações.
*
Sr. CARIRI
Excelente esclarecimento. Um município com poucos recursos mas com gestores que se reinventam e querem fazer as coisas acontecerem, serve como exemplo para muito.
ResponderExcluir