O Destino Paraíba está se consolidando
no mercado europeu e dados da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)
apontam um crescimento de 121,44% no número de hóspedes estrangeiros
registrados nos hotéis de João Pessoa no ano passado em relação a 2013.
Da lista dos 10 principais destinos emissores de turistas para a capital
paraibana, nove são da Europa, com destaque para os italianos, com
incidência de 21,16% - no topo do ranking -, portugueses (9,53%),
franceses (7,44%) e espanhóis (2,56%). Os Estados Unidos estão em
segundo, com 16,98%.
Esse crescimento, segundo a presidente
da PBTur, Ruth Avelino, reforça a importância da presença da Paraíba
nos eventos internacionais, sobretudo, na Europa. As Feiras de Lisboa e
Madrid têm sido importantes para divulgar os roteiros paraibanos e os
resultados da presença desses turistas refletem o sucesso das ações. O
Destino Paraíba está participando desde quarta-feira (28) da Feira
Internacional de Madrid, Espanha, como co-expositora no stand da
Embratur - Empresa Brasileira de Turismo. “É uma das mais importantes
feiras de turismo do mundo e que reúne as melhores e maiores
fornecedoras do segmento”, enfatiza a executiva.
No ano passado, em sua 34ª edição, a
Fitur contou com 9.083 empresas expositoras, 120.231 profissionais e
97.549 consumidores, e a expectativa dos organizadores é de que a Feira
apresente um crescimento este ano acima de 15%.
Ruth Avelino disse que o trabalho que
vem sendo feito em parceria com a Embratur tem colocado a Paraíba em
destaque no mercado internacional. No stand do Brasil na Fitur, além do
Destino Paraíba, estão expondo roteiros outros 33 co-expositores as
cidades de São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Natal, Rio de Janeiro
(Riotur) e Angra dos Reis (RJ), assim como os Estados de Pernambuco,
Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro e Amazonas.
Festival JPA - A
executiva da PBTur ressalta ainda que, na edição deste ano, os
organizadores do Festival do Turismo de João Pessoa estão presentes
divulgando e fechando negócios para intensificar o processo de
internacionalização do evento na capital paraibana. Cláudio Júnior, um
dos diretores da empresa organizadora do Festival JPA, tem mantido
contatos com fornecedores europeus e asiáticos e já fechou contrato, por
exemplo, com uma grande rede de hotel e cassino do Panamá.
No espaço reservado para a PBTur no
stand da Embratur, a paraibana Cintya Ferreira, que é turismóloga e que
há vários anos vive na Espanha, foi contratada para atender ao público.
Ela, juntamente com Cláudio Júnior, está distribuindo material
institucional sobre a Paraíba e mantendo contatos com operadores e
fornecedores para que insiram os roteiros nos catálogos a serem
oferecidos aos seus clientes. “O turismo paraibano vive um momento
excepcional e devemos manter a nossa presença para ampliar a presença de
turistas estrangeiros entre nós”, pontua Ruth Avelino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário