domingo, 27 de julho de 2014

Nova presidente do Conselho Estadual de Educação toma posse em João Pessoa


Exiba see nova presidente do conselho estadual de educacao (2).JPG na apresentação de slides

A professora Janine Coelho Rodrigues foi empossada como presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), na tarde desta quinta-feira (24). Ela era vice-presidente do Conselho e assumiu a presidência em substituição a Flávio Romero Guimarães, que assumiu o cargo de secretario executivo de Estado de Educação.
O secretario executivo Flávio Romero, representando a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, abriu a solenidade expressando sua alegria em estar vivendo um novo momento do CEE e garantiu que continuará trabalhando para que o mesmo mantenha sua autonomia prevista no regulamento, sem dependência política, e cumpra sua missão de assessorar a Secretaria de Estado da Educação (SEE).
Sempre fizemos um trabalho articulado com a professora Janine, rompendo com a ideia centralizadora e monocrática, não existindo para tanto nem divisão de espaço físico”, lembrou. Flávio Romero comentou que este é um ano decisivo, visto que é de competência legal do CEE readequar, reestruturar e ressignificar o Plano Estadual de Educação, conforme mudanças do Plano Nacional.
Logo em seguida, a professora Janine Coelho fez um discurso emocionado, revelando que este momento significa um novo rumo, uma nova etapa de responsabilidade, ética e fraternidade. “Trabalhar com educação não é fácil, são inúmeros fatores, saberes, fazeres e dizeres a serem mobilizados, competências a serem desenvolvidas que precisam do outro, da convivência e interações; e nenhum lugar é mais propício para essa aprendizagem que o CEE, palco de opiniões, discussões, estabelecimentos de valores e determinações que devem ter como norte uma educação ancorada na qualidade e na justiça social”, destacou.
O público presente também manifestou sua satisfação pela posse da professora. O conselheiro Pedro Lobo, representante dos indígenas, ressaltou: “Falar dela é falar de alguém que favorece a real democratização, o acesso à educação dos menos favorecidos. A educação na Paraíba só tem a ganhar”. Alguns alunos do curso de Psicopedagogia da UFPB também estiveram presentes para homenageá-la, declarando que o CEE estava recebendo a nata da educação paraibana.
Quem é - A professora Janine Coelho Rodrigues possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC-SP (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na linha de Pesquisa de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, do Centro de Educação.
Foi presidente da comissão para elaboração e implantação do curso de Graduação em Psicopedagogia e é presidente da Comissão para implantação do Mestrado Profissional em Psicopedagogia. Coordena a linha de Políticas Públicas e Educativas do curso a distância da Escola de Gestores. Elaborou e coordena o projeto de Pesquisa PIBIC: “A formação docente frente a diversidade: a escolarização dos ciganos como espaço de construção da cidadania”.
É líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente. Atua como docente e pesquisadora principalmente nos seguintes temas: formação e profissionalização docente, diversidade, educação especial, dificuldades de aprendizagem, atendimento psicopedagógico e processos formativos. É Membro da Comissão de Promoção da Identidade Racial e Religiosa da OAB/PB e Membro e relatora da Comissão de Diversidade e Direitos Humanos do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário