A Conspiração Mineira aconteceu há 230 anos, em Vila Rica (atual Ouro Preto), quando diversos conspiradores foram presos. Eles queriam a separação da capitania de Minas Gerais da metrópole portuguesa.
Os rebeldes, mal chamados de "inconfidentes" ("dedos-duros", na linguagem popular), tinham planos que não foram além das salas fechadas: pensaram até no lema da bandeira ("Liberdade ainda que tardia"), mas não em como derrotar as forças do governo colonial. A Rainha D. Maria I condenou ao exílio perpétuo 10 conspiradores.
O mais pobre e menos relacionado com gente influente, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi punido com a forca. Ele teria dito, quando da sentença, que "se 10 vidas tivesse, 10 vidas daria para salvar seus companheiros".
Aniversário de Brasília
21 de Abril de 2020 (Terça-feira)
O Aniversário de Brasília é comemorado anualmente em 21 de abril. A data é considerada feriado na cidade.
Brasília é a capital do Brasil, uma cidade que foi planejada, projetada e construída com o propósito de ser a sede do governo brasileiro.
A cidade de Brasília está localizada no Distrito Federal, e é conhecida como uma das mais importantes criações do arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanista Lúcio Costa.
O “Plano Piloto”, como foi apelidado o projeto urbanístico da cidade, começou a ser criado em 1956, e custou ao todo cerca de 1 bilhão de dólares.
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, passando a ser a terceira capital do Brasil, após Salvador e o Rio de Janeiro.
Uma particularidade da cidade de Brasília é o seu formato similar ao de um avião, quando vista de cima.
Graças ao seu estilo urbanístico, a cidade é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 7 de dezembro de 1987.
Como parte das comemorações do aniversário da capital federal, os brasilienses dispõem de várias atividades especiais, como exposições, intervenções urbanas, mostras de cinema e documentários, shows e demais espetáculos culturais.
História
A ideia de transferir a capital para o interior do país existia desde o tempo da Independência e era defendida por políticos como José Bonifácio. No entanto, o projeto nunca se concretizou.
Com o golpe republicano, em 15 de novembro de 1889, o empreendimento vem novamente à tona e em 1892 houve expedições para marcar o lugar da futura capital. Na década de 20 se colocaria a pedra fundamental, onde atualmente se encontra a cidade de Platina.
Entretanto, com as crises econômicas e o governo Vargas, a ideia foi novamente sepultada.
Durante a campanha para a presidência, JK é lembrado por um menino de que a lei acerca da transferência da capital para o interior ainda não havia sido cumprida. Assim, o político mineiro faz disso uma das suas plataformas de governo.
Com o crescimento desordenado no Rio de Janeiro e o poder de pressão da população, os políticos estariam mais resguardados em Brasília.
A construção da nova capital consumiu os quatro anos de governo JK e no dia da sua inauguração ainda havia a ser feito.
Mesmo assim, Brasília mantém sua vitalidade e concentra um traçado urbano arrojado e original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário