domingo, 20 de março de 2016

UMA CASA LEONINA COM CERTEZA EM ANGELIM-PE

No centro da cidade pernambucana de Angelim na região do agreste, uma casa se destaca das demais.


A casa de Marcos, um dos maiores torcedores do Sport Club Recife




O escudo do Sport carrega três estrelas - duas douradas e uma prateada.


A primeira de cor amarela se refere ao título que os rubro-negros pernambucanos mais se orgulham. E que, em muitas listas de conquistas, carrega um asterisco: o Brasileiro de 1987. Para a torcida leonina, o vermelho e preto do dono da taça de campeão é do Recife, e não do Rio de Janeiro. Mas o torcedor não está nem aí para as polêmicas, afinal, o Leão da Ilha é reconhecido pela CBF como o legítimo vencedor da competição e se orgulha de ser o único time pernambucano a conseguir este feito.

Na série "Campeões do Brasil", o "Esporte Espetacular" mostra a história da conquista inédita recheada de imbróglios desde antes da competição começar. Houve mudança de regulamento, disputa por pênalti que não terminou e vitórias por W.O no quadrangular final sobre Flamengo e Internacional, que se recusaram a jogar por causa de um acordo entre as equipes do Clube dos 13. Alguns dos personagens da conquista falaram sobre a trajetória, entre eles o técnico Leão, o ex-meia Neco e o presidente, na época, Homero Lacerda (Assista no vídeo a reportagem).

- O Sport era o azarão da competição. Entrou como se fosse participar. É claro que diziam que o Bangu era o favorito, que o Guarani era o favorito e, se tivesse o cruzamento, o Sport não chegaria - lembrou Neco, volante daquela campanha e atualmente treina as divisões de base do Sport.
O cruzamento a que ele se refere é o pivô das discussões e da discórdia de rubro-negros cariocas e pernambucanos. Em 1987, a CBF desistiu de organizar o Campeonato Brasileiro e o Clube dos 13 - que reunia as principais agremiações do país - foi criado. Então, o torneio que tinha 16 equipes foi feito pelos clubes e chamado de Copa União. Depois, a CBF voltou atrás e propôs que mais times fossem incluídos e a copa passou a ser dividida em dois módulos (que seriam espécies de divisões, como ocorre hoje). Eis que surge o cruzamento.
Sport brasileiro 1987 (Foto: Gazeta Press) O Sport foi campeão brasileiro de 1987 e disputou a Libertadores do ano seguinte: Técnico- Leão (Até o nome deu certo com o time)
Com a Copa União já em andamento, uma nova regra foi proposta. O campeão e o vice de cada módulo deveriam se enfrentar em um quadrangular final. Mas, antes da disputa se concretizar, o Clube dos 13 anunciou que não reconhecia este cruzamento. O Flamengo, campeão do módulo verde e o Internacional, vice, decidiram não jogar contra Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo. Com isso, o Leão e o Alviverde de Campinas jogaram a final.

Neste jogo Marcos de Angelim, o grande torcedor leonino sofreu muito, a tensão foi grande, finalmente o Sport sagrou-se campeão brasileiro de 1987.

- Eu queria muito ter visto o Sport jogar contra o Flamengo. Era muito difícil ganhar do Sport. O Sport não perdia para ninguém por conta da raça e da determinação - disse Homero Lacerda, presidente do rubro-negro pernambucano na época.
Até hoje, o Flamengo é o campeão de 1987 para o Clube dos 13. O Sport, pela CBF. Além do título da Copa União, o Leão da Ilha do Retiro venceu a Série B de 1990 e a Copa do Brasil de 2008, duas Copas do Nordeste, além de 39 campeonatos estaduais. (Tudo ficou resolvido, a FIFA e a CBF JÁ DECIDIRAM, O SPORT É O GRANDE CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987).







Campainha da sua residência em cores do novo padrão de camisas do SPORT.
É um cara humilde, na sua vida profissional tem outras qualificações, porém para ele, bom mesmo é ser citado simplesmente torcedor do Sport.

Falamos de Marcos Antonio Oliveira Salgado, brasileiro, Angelinense, solteiro, que participa há mais de 110 partidas do Sport do Recife seu time de coração.

Investiu ao longo dos anos, na sua casa com dedicação, do térreo ao primeiro andar. Sua casa é conhecida como a "Toca do Leão". Ao se passar por ela no centro da cidade, não tem como não olhar.
Orgulhosamente mostra aos amigos 16 faixas de campeão autêntico, guarda ainda lembrança de jogos memoráveis tendo seis (06) pedaços das redes Sport Campeão e incluindo também as relíquias das de Campeão Brasileiro de 1987, num jogo dramático que quase não chega ao fim, com tantos pênaltis marcados e que quase ninguém perdia um.

Decorou toda sua casa com as cores RUBRO-NEGRAS do seu time de coração. SPORT !

Defende o Sport com unhas e dentes e este Editor ainda desconfia que pela sua nobreza não chega a ser fanático, daqueles que matam ou morrem . Nos seus arquivos, nas suas estantes, acreditamos que deve ter peças antigas, souvernir ou mesmo outros objetos que contam a história do LEÃO DA ILHA DO RETIRO.

É detalhista na decoração da sua residência. A casa toda, foi amplamente estudada aonde se colocaria as cores no muro, portão, frente, lateral, teto e detalhes do LEÃO DO NORTE. Tem paixão mesmo e não mede esforço algum quando o assunto é o Sport Club Recife.

Marcos tem muitas histórias para contar sobre o LEÃO DA ILHA. A cidade se confunde com a trajetória de vida deste torcedor que pode o seu time ganhar ou perder, continua amando o seu timão de futebol, valente e guerreiro.


Em Angelim visite a "Toca do Leão".



 
Sr. CARIRI - Presta homenagem ao grande desportista Marcos Salgado
Fotos:Edileuza Xavier



















.


Nenhum comentário:

Postar um comentário