sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

ALGUMAS NOTÍCIAS

 




🇧🇷🇻🇪 Força Nacional aumentará efetivo de agentes na fronteira do Brasil com Venezuela; assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, o texto estabelece que os agentes federais e policiais atuarão nos dois municípios de Roraima pelos próximos 90 dias – prazo que, se necessário, poderá ser estendido.

🇧🇷🇦🇷 Argentina aumenta efetivo na aduana, mas cruzar a fronteira pode demorar quatro horas; o governo da Argentina colocou 24 agentes aduaneiros para atuar na temporada de verão e liberou as horas extras para os trabalhadores da aduana, para enfrentar as imensas filas que se formam na fronteira mais movimentada do Brasil com o país vizinho.

🇧🇷🇺🇸 Justiça dos EUA reconhece liquidação do Master e reforça posição do Banco Central; em decisão da Corte de Falências do Distrito Sul da Flórida, o juiz Scott Grossman validou o processo brasileiro, obrigando tribunais e credores nos EUA a respeitarem a liquidação conduzida no Brasil.


🇧🇷👤Lewandowski entrega carta de demissão a Lula e deixará o Ministério da Justiça; ministro entregou carta de demissão no Planalto antes de cerimônia pelos três anos dos atos de vandalismo de 8 de Janeiro.

Novo microchip permite que pacientes cegos voltem a ler; pacientes conseguiram voltar a ler após receberem um implante revolucionário de microchip nos olhos; o produto foi testado no hospital Moorfields Eye, em Londres, no fim do ano passado.

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇺🇦🇷🇺 Ataque russo deixa quatro mortos e provoca incêndios em Kiev, na Ucrânia; ao menos 19 pessoas ficaram feridas; 14 estão recebendo tratamento em hospitais.

🇷🇺🇺🇦 Rússia diz que tropas estrangeiras na Ucrânia serão "alvos legítimos"; declaração ocorre após Reino Unido e França anunciarem planos de enviar uma força multinacional ao país em caso de cessar-fogo.

🇫🇷 Agricultores bloqueiam ruas de Paris em protesto contra acordo com Mercosul; manifestantes ultrapassaram postos de controle da polícia para entrar na cidade; parceria comercial deve ser votada na sexta-feira (9).

🇫🇷 Macron anuncia que França votará contra acordo União Europeia-Mercosul apesar dos ‘avanços inegáveis’; assinatura do acordo está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (12); para que seja concretizado, é preciso que 27 países do bloco sejam favoráveis.

🇪🇸 Cinco espanhóis foram libertados de prisão na Venezuela, diz Espanha; com apoio da embaixada, libertados preparam retorno; Madri vê gesto como sinal positivo da nova fase do país.

🇮🇷 Irã é tomado por protestos e regime islâmico derruba internet em todo o país; o regime islâmico do Irã decidiu derrubar nesta semana a internet em todo o país após a intensificação dos protestos contra a ditadura dos aiatolás, em curso desde o final de dezembro; segundo dados da organização de monitoramento digital NetBlocks, métricas em tempo real confirmaram um apagão nacional de conectividade, afetando provedores centrais da infraestrutura iraniana em meio à escalada das manifestações.

🇸🇾 Exército da Síria ataca forças curdas em Aleppo enquanto moradores fogem; autoridade da região afirmou estar preocupado com ataques a bairros curdos e descreveu operação como limpeza étnica.

🇱🇧 Primeira fase do plano para desarmar Hezbollah foi concluída, diz Líbano; Israel afirmou que o progresso está “longe de ser suficiente”, em meio a novas preocupações de que o conflito na região possa se intensificar novamente.

🇨🇳 Apreensão de petroleiros pelos EUA viola direito internacional, diz China; marinha americana confiscou dois navios ligados à Venezuela no Atlântico.

🇺🇸🇩🇰 Rubio deseja se reunir com autoridades da Dinamarca na próxima semana para discutir Groenlândia; conversa deve acontecer após o governo de Donald Trump, insistentemente, reafirmar a intenção de assumir o controle da ilha ártica que é um território autônomo do país europeu.

🇺🇸🇷🇺 EUA divulgam vídeo de operação para apreender petroleiro de bandeira russa; Washington apreendeu dois petroleiros ligados à Venezuela no Oceano Atlântico na quarta-feira (7).

🇺🇸👥 Proposta para restringir novas operações de Trump na Venezuela avança no Senado americano; de acordo com informações da emissora NBC, a medida estipula que tais ações só poderão ser realizadas caso haja aprovação prévia do Congresso.

🇲🇽 Presidente do Grupo Corona é sequestrado e morto no México; José Adrián Corona Radillo foi retirado à força de uma rodovia no estado de Jalisco e encontrado sem vida dois dias depois.

🇨🇺 Apagões prolongados tomam conta de Cuba em meio a incertezas com captura de Maduro; país enfrentou apagões prolongados ao longo desta quinta-feira (8), com cortes que, durante os horários de pico de demanda, deixaram até 52% do país sem energia elétrica simultaneamente, segundo dados da União Elétrica (UNE), estatal cubana; a ilha sofre com uma grave crise energética desde o verão de 2014 devido a dois fatores estruturais: a falta de divisas para importar petróleo em quantidade suficiente e as frequentes falhas em suas usinas termelétricas obsoletas.

🇻🇪 Venezuela realiza funeral para soldados mortos em operação dos EUA; Diosdado Cabello, ministro do Interior, afirmou que pelo menos 100 pessoas morreram no ataque americano.

🇻🇪👥 Venezuela anuncia libertação de vários presos políticos como “gesto de paz”; o presidente da Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, Jorge Rodríguez, irmão da ditadora interina do país, Delcy Rodríguez, disse nesta quinta-feira (8) que “um número significativo” de presos políticos será libertado.

🇨🇴🇺🇸 Ligação com Trump ajudou a aliviar as tensões, diz presidente colombiano; Gustavo Petro afirmou que ambos os líderes concordaram em restabelecer os canais de comunicação direta entre os governos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário