As Conferências de políticas para as mulheres são espaços democráticos de discussão das políticas atuais, porém com o objetivo principal de formulação de propostas para o fortalecimento e ampliação de políticas públicas para as mulheres, dentro de uma perspectiva interseccional de promoção da equidade de gênero.
A V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Angelim, realizada neste dia 10 de Julho de 2025, sob a coordenação conjunta da Coordenadoria da Mulher, tendo à frente Andréia Neves, teve como objetivo discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção de igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza extrema, das desigualdades entre homens e mulheres e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres do município de Angelim.
 |
Andréia Neves - Coordenadoria da Mulher |
Andréia enfatizou na sua fala ao Blog Sr. Cariri, "que atualmente a mulher revela uma resistência permanente. No entanto, é preciso dar mais espaço às mulheres nas esferas de poder.
A sensibilidade feminina proporciona o ressurgimento de inúmeras alternativas nas políticas públicas, acredito que nós mulheres, estamos no caminho certo". Completou.
A V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres teve como tema “Democracia - Lutas e conquistas das mulheres por direitos e equidade” e discutiu eixos que abordaram alguns pontos como, Poder e Participação das Mulheres.
A implantação e financiamento das Políticas Públicas para as Mulheres, o Enfrentamento das Violências contra as Mulheres e seus avanços Legislativos, Mecanismos de Proteção e Fortalecimento da Rede de Enfrentamento, a Autonomia Econômica, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Diversidades e Interseccionalidades e a promoção e Construindo Políticas Inclusivas para as mulheres.
A conferência contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil, representantes de associações rurais, da Associação de pessoas com deficiência, organizações e movimentos sociais, além de acadêmicos e advogadas.
Durante o evento, tivemos a presença da primeira mulher a comandar o 9° BPM, a Tenente Coronel Marina Wanderley, que em sua fala destacou as metas alcançadas desde que essa assumiu como Comandante.
O vice-prefeito de Angelim, Oliveira, representou o prefeito Caíque, que se encontrava noutro encontro, em nível regional.
A palestra magna teve a Doutora e professora da UFAPE, a senhora Ana Pontes como expositora.
Essa trouxe em sua fala a participação das mulheres na construção das políticas sociais que visam o bem estar com recorte de gênero e a necessidade de debater sobre essas políticas nos espaços de poder e na sociedade.
Espaço inteiramente dedicado para todas as mulheres angelinenses, quando tivemos também a secretária de Assistência Social, Mellise Ramos, deixando sua mensagem.
"Hoje, como secretária de Assistência Social, carrego comigo a missão de estar ao lado das mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo políticas públicas que acolham, protejam e empoderem. Sei, assim como todas vocês, que políticas para mulheres não são um favor — são um direito. E direito não se pede, se garante".




Nenhum comentário:
Postar um comentário