quinta-feira, 1 de outubro de 2020

O poder do nome nas próximas eleições - "Churros" e Frazão se destacam em Angelim




Churros.............................................................................................................................................Frazão (camisa azul)

Dos 545.765 pedidos de registros de candidatura recebidos pelo TSE para as próximas eleições, nem todos validados, chama a atenção o quantitativo de nomes que devem aparecer na urna com referência a carreira policial ou nas forças armadas. 

São 8.262 que entendem o cargo nessas instituições como um valor. A propósito, o número de agentes de segurança dispostos a ser prefeito ou vereador cresceu 12,2% ante 2016. São 6.720 policiais militares, civis, bombeiros, membros das Forças Armadas e militares reformados. 

Já para quem é conhecido pelo seu local de trabalho, são 986 com sobrenome “do posto”, 591 “da padaria”, 363 “do açougue” e 328 “da feira”. A psiquê brasileira também está bem representada nas 1.672 inscrições com “da farmácia” e 1.357 constando “do bar”. Já no campo religioso, 4.360 investiram na palavra “pastor” e 202 em “padre”, além de 536 missionários. Há quem decidiu surfar no nome de algum político famoso — até agora são 185 Lulas, 99 Tiriricas, 84 Bolsonaros, 58 Brizolas, 19 Malufs, 18 Obamas e três Trumps.

Em Angelim-PE., dois nomes candidatos ao cargo de vereador, se destacam pela popularidade. Com o bordão, "é só alegria" o vendedor de churros, conhecido por "Churros" se tornou popular entre adultos e crianças. Ele com seu produto caiu no gosto da população. Frazão é outro candidato a vereador que tem galgado simpatia, podendo ser uma espécie de Tiririca, se destacando pelo modo como fala em seus discursos, articulando caminhadas e encontros, que superam o movimento de reuniões de um ex-prefeito, que também é candidato ao executivo. Frazão chama a atenção do eleitorado, é vendedor de cocada. Tanto Churros como Frazão, farão uma campanha doce e de muito sabor para alegrar a vida tão sofrida do eleitorado. Não sabemos se têm suporte financeiro para atender  os pidões. Doce de leite, açúcar, côco e chocolate estão pelos olhos da cara.

Não paramos por aí. Temos nomes diferentes nestas eleições, cujos postulantes pretendem ocupar a uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores. É comum as pessoas serem conhecidas pelo apelido, parente influente ou mesmo pelo lugar onde trabalha. Vamos conferir:

Alexandre do Pão, Asa Preta, Beco da UPA, Bruno Lacraia, Cida do Conselho, Erasmo da Garagem, Gordo do Bar, Laudenia Enfermeira, Malvina da Saúde, Marquinho Cantor, Nair Parteira, Quitéria de Edinaldo da Picape, Ricardo Locutor, Professor Marcone, Claudeci de Moa, Eucária de Bráulio.



Sr. CARIRI/JC




Nenhum comentário:

Postar um comentário