sábado, 3 de outubro de 2015

Do Tijolo Maciço ao Bar de Toinho em Sumé-PB

Olaria é um bairro de classe média na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz limite com os bairros da Penha, do Complexo do Alemão e de Ramos.

A origem do nome Olaria deu-se em virtude dos senhores de engenho, que mantinham, no local, inúmeros desses fornos, sendo a primeira olaria construída em 1821 por iniciativa da família Ferreira, aproveitando a abundância de barro oriundo do Morro do Alemão, pertencente àquela época à dita família.

A história de hoje não vem do Rio de Janeiro, queríamos apenas ilustrar, e vivenciar como se cria uma família, acordando 4 horas da manhã, tomando o primeiro gole de café e indo para o trabalho duro em olaria na cidade de Sumé no Cariri da Paraíba.Com a mão na argila Toinho produziu o tijolo e viu com muita satisfação a sua cidade crescer. Hoje é um homem realizado.

Falamos de Toinho do bar: Seu Antonio de Sousa Irmão, agricultor, 55 anos no ramo de olaria, naquela época se nascia em Monteiro como foi o caso dele e se registrava em Sumé onde está há 65 anos, enveredou no ramo de bar para melhorar um pouco a renda, ajudando a criar os seus sete filhos,(7) hoje todos encaminhados no contexto da sociedade sumeense, um sonho seu que se tornou realidade ver seus filhos adultos, bem criados e bem quistos.


Toinho do bar, também conhecido por Toinho de Zé Antonio,(seu filho) tem muitas virtudes e sabe conviver alegremente com sua deficiência fisíca, bem humorado, dono de uma bela voz, forte.  Nas horas vagas vive a cantar e é um bom intérprete, afinadíssimo das músicas de Bienvenido Granda e Waldick Soriano. Suas serestas populares encantam os apaixonados pela música brega, e o cantor é solicitado sempre por amigos para abrilhantar encontros e festinhas.

Toinho costuma dizer que Sumé é o melhor lugar do Cariri para se viver. Mostre outro? Que tenha tijolo maciço, bar e seresta? Prá gente curtir. Venha conhecer Sumé e no bar do Toinho coma mesmo a melhor tripa assadinha de estalar no dente,com farinha quebradinha. Eita, é bom demais! Vije! Ou Adriana, traz a tripinha!

Sr. CARIRI

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário